Centro Memória Viva: documentação e referência em educação de jovens e adultos (EJA), educação popular e movimentos sociais

Autores

  • Maria Emilia de Castro Rodrigues FE/UFG
  • Maria Margarida Machado FE/UFG
  • Danielly Cardoso Silva Centro de Memória Viva Goiás

Palavras-chave:

Centro de Referência. Educação de Jovens e Adultos. Educação popular. Memória. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Resumo

Neste texto, aborda-se sobre o Centro Memória Viva: Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro- este (CMV) e as articulações entre a universidade, fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – em especial o Fórum Goiano de EJA – e secretarias estaduais e municipais de educação no âmbito da EJA, apresentando a constituição, o histórico, os subprojetos envolvidos em Goiás, a fundamentação em relação à memória, o registro, a sistematização de dados, a disponibilização dos dados da pesquisa, os diálogos estabelecidos entre as instituições parceiras e contribuições para a educação de jovens e adultos no Centro-Oeste, em especial em Goiás. O trabalho do CMV tem por objetivo resgatar a memória individual e coletiva de EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais relacionados a essa modalidade, realizando a localização, a identificação, a higienização, a organização, a catalogação e a análise do acervo da EJA, utilizando nessa reconstrução da memória/história as fontes orais, por meio de entrevistas, diálogos e registros em vídeos, além de fontes documentais. O CMV do Centro-Oeste resultou de uma parceria entre as universidades federais de Goiás (UFG), de Mato Grosso (UFMT), de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade de  Brasília (UnB), bem como os respectivos fóruns de EJA da região, dentre eles o Fórum Goiano de EJA, sob a coordenação da UFG. Em Goiás, estabeleceu-se parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com o Conselho Estadual de Educação e com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME de Goiânia), pois trata-se de uma luta pelo registro e divulgação da história da EJA. A princípio, estamos utilizando um espaço do Portal dos Fóruns de EJA para divulgar as ações em desenvolvimento, à exceção do banco de dados, que será sediado em site específico vinculado à UnB, em razão de o Portal dos Fóruns EJA do Brasil não comportá-lo, mas já se encontra disponível para pesquisadores e interessados na modalidade. 

Biografia do Autor

Maria Emilia de Castro Rodrigues, FE/UFG

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Coordenadora de subprojetos do Centro Memória Viva Goiás.

Maria Margarida Machado, FE/UFG

Professora associada da FE/UFG. Coordenadora-geral do Centro Memória Viva do Centro Oeste.

Danielly Cardoso Silva, Centro de Memória Viva Goiás

Pedagoga, graduada pela FE/UFG. Bolsista do Centro Memória Viva Goiás.

Downloads

Edição

Seção

Artigos