A prática criativa no ofício do professor de EJA

Autores

  • Eliete Correia dos Santos UEPB/CAPES
  • Maria Erivalda dos Santos Torres Secretaria de Educação – Caruaru/Fórum Estadual EJA-PE.

Palavras-chave:

Criatividade em EJA. Linguagem e interação verbal. Transposição didática. Empreendedorismo.

Resumo

O objetivo com este artigo é fazer uma reflexão teórica sobre quatro conceitos básicos para a ação do professor de EJA, de forma a propiciar o desenvolvimento da autonomia e da criatividade em sala de aula. Para o conceito de interação verbal e linguagem, baseamo-nos em M. Bakhtin; para o de empreendedorismo, em F. Dolabela; para o de transposição didática, em Y. Chevallard, J. P. Bronckart e I. P. Giger, dentre outros. As reflexões apontam que o empreendedor transforma a condição mais insignificativa em uma excepcional oportunidade, catalisa a mudança e vive no futuro, cria o tempo todo, transformando possibilidades em probabilidades, caos em harmonia. Enquanto o empreendedor vive no futuro, o gerente vive no passado, centra-se nos problemas, na ordem das coisas, é bastante pragmático. Já o técnico não sonha, coloca em prática, vive no presente, adora o palpável e o fato de que as coisas podem ser feitas, executa o trabalho. Estabelecer um equilíbrio necessário dessas três habilidades é o grande desafio. Poderíamos dizer que seríamos competentes e criativos.

Biografia do Autor

Eliete Correia dos Santos, UEPB/CAPES

Doutora em Linguística (Proling/UFPB/EX-bolsista da Capes). Doutorado-sanduíche na Universidade do Porto. Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Professora da UEPB/CCBSA/Campus V. Atuou nas disciplinas de Oficina de Texto I e II. Possui experiência, também, em Redação Publicitária e Jornalística. Em EaD, participou da disciplina de Estágio V – Curso de Letras – UFPB e como orientadora de TCC do mesmo curso. Atualmente leciona, também, em Letras – EaD/UEPB e ministra a disciplina “Tecnologias Educacionais” na Especialização de formação de professores do Estado da Paraíba. Membro dos grupos de pesquisa: Arquivologia e Sociedade, Estudos em Arquivologia e Sociedade (GEAAS), na Universidade Estadual da Paraíba e do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI) da UFPB e atuo na linha de pesquisa: Discurso e Sociedade (UFPB). Suas principais contribuições estão nas áreas de transposição didática, de leitura, de mídia, ensino de gêneros acadêmicos, enfim, pesquisas que envolvem linguagem, tecnologia e ensino. 

Maria Erivalda dos Santos Torres, Secretaria de Educação – Caruaru/Fórum Estadual EJA-PE.

Graduação em Letras (1988) e Pedagogia (1997) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Pós-graduada em Gestão Escolar pela UPE (1999). Aluna especial do mestrado em Educação Contemporânea pela UFPE. Atua como coordenadora regional da EJA na Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia de Caruaru. Coordenadora do Fórum Regional de EJA do Agreste Centro Norte de Pernambuco. Coordenadora do Fórum Estadual de EJA/PE. Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Caruaru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos