Desenhando a relação de professor e aluno a partir da (re)significação da prática docente em Cabinda (Angola): a desconstrução da imagem de uma pedagogia tradicional

Autores

  • Joaquim Paka Massanga Professor do curso de Ensino de História do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (ISCED-UON).

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Diálogo. Relação professor e aluno.

Resumo

Neste texto, reflete-se sobre as potencialidades que as relações subjectivas entre professores e alunos trazem na produção de conhecimento e como essas relações se dão nas salas de aula de Cabinda, Angola. As seguintes questões foram eixos que direccionaram essa reflexão: como as relações subjectivas entre professores e alunos contribuem na construçao e ressignificação da prática docente? Quais fatores influenciam na relação professor e aluno na prática pedagógica no contexto educacional de Cabinda? Fez-se necessário explicitar o contexto social e político-educacional da República de Cabinda, bem como explicitar os graves poblemas que assolam o país em um período de pós-guerra civil para situar as condições em que se realizam a prática docente para, então, refletir sobre as repercussões na relação professor e aluno. Essa reflexão fundamentou-se em autores como Paulo Freire, C. Gauthier e M. Tardif, Salgueiro, dentre outros. Percebeu-se que essa relação se dá, ainda hoje, de forma autoritária prevalecendo a ausência de diálogo e o poder professoral como alguém que professa um dogma de fé inquestionável. Propõe-se o diálogo para ressignificação da prática pedagógica, tornando-a mais humana e ativa, bem como o reconhecimento e a valorização da cultura do estudante cabindense.

Biografia do Autor

Joaquim Paka Massanga, Professor do curso de Ensino de História do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (ISCED-UON).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação, no Convénio entre Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Onze de Novembro (Cabinda/Angola). 

Downloads

Edição

Seção

Artigos