O impacto da prática pedagógica dos formadores de professores na formação dos licenciados em matemática

Autores

  • Flávia Cristina Figueiredo Coura Professora assistente do quadro permanente da Universidade Federal de São João Del-Rei, vinculada ao Departamento de Matemática e Estatística. Vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática.

Palavras-chave:

Formação de professores. Saberes docentes. Docente-formador. Prática pedagógica.

Resumo

Neste texto, reflete-se sobre o conceito de prática pedagógica, considerando-o fundamental para melhor compreender a influência das práticas pedagógicas do docente-formador na formação inicial do professor de Matemática. Para tanto, inicia-se uma discussão teórica sobre a relação que se considera existir entre a prática pedagógica do docente-formador e a formação dos seus alunos, futuros professores. A discussão que focaliza o conceito de prática pedagógica fundamenta-se nos estudos sobre prática pedagógica, que tiveram origem em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo foi refletir sobre os diferentes pontos de vista sob os quais se pode focalizar a prática pedagógica, na intenção de defini-la, de caracterizá-la. Esses estudos empreendidos sobre prática pedagógica mostraram que, por ser um lócus da formação do professor, esse fenômeno pode ser um objeto na pesquisa que abordar a relação entre os docentes-formadores e a formação inicial do professor que ensina matemática.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Figueiredo Coura, Professora assistente do quadro permanente da Universidade Federal de São João Del-Rei, vinculada ao Departamento de Matemática e Estatística. Vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática.

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos