O impacto da prática pedagógica dos formadores de professores na formação dos licenciados em matemática

Flávia Cristina Figueiredo Coura

Resumo


Neste texto, reflete-se sobre o conceito de prática pedagógica, considerando-o fundamental para melhor compreender a influência das práticas pedagógicas do docente-formador na formação inicial do professor de Matemática. Para tanto, inicia-se uma discussão teórica sobre a relação que se considera existir entre a prática pedagógica do docente-formador e a formação dos seus alunos, futuros professores. A discussão que focaliza o conceito de prática pedagógica fundamenta-se nos estudos sobre prática pedagógica, que tiveram origem em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo foi refletir sobre os diferentes pontos de vista sob os quais se pode focalizar a prática pedagógica, na intenção de defini-la, de caracterizá-la. Esses estudos empreendidos sobre prática pedagógica mostraram que, por ser um lócus da formação do professor, esse fenômeno pode ser um objeto na pesquisa que abordar a relação entre os docentes-formadores e a formação inicial do professor que ensina matemática.


Palavras-chave


Formação de professores. Saberes docentes. Docente-formador. Prática pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Paidéia

Revisão: Profª Silvia Fiuza
Projeto Gráfico e Capa: D'Lourenço Studio Gráfico
Diagramação: Tecnologia da Informação - Universidade FUMEC
Normalização: Biblioteca Universitária - Universidade FUMEC

ISSN 1676-9627 (Impressa)
ISSN 2316-9605 (On-line)
Universidade FUMEC
Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.