Práxis pedagógica: um desafio cotidiano

Anna Maria Salgueiro Caldeira, Samira Zaidan

Resumo


Neste artigo, trata-se dos diferentes significados atribuídos à teoria, à prática e à práxis nas perspectivas positivista, fenomenológica e histórico-crítica. Em cada uma delas abordam-se a concepção de realidade e o significado da relação teoria-prática e de prática pedagógica. Detendo-se na perspectiva histórico-crítica, foca-se a prática pedagógica como uma prática social complexa, construída no cotidiano da sala de aula e mediada pela relação professor-aluno-conhecimento. Isso possibilita ao professor refletir sobre a dimensão crítica de sua atividade, mas não define finalidades que antecipam idealmente sua transformação. Portanto, não pode ser identificada com a práxis, uma vez que esta se trata de uma atividade material que responde à finalidade de transformar a realidade.


Palavras-chave


Formação de professores. Perspectiva histórico-crítica. Prática pedagógica. Relação teoria-prática. Práxis pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Paidéia

Revisão: Profª Silvia Fiuza
Projeto Gráfico e Capa: D'Lourenço Studio Gráfico
Diagramação: Tecnologia da Informação - Universidade FUMEC
Normalização: Biblioteca Universitária - Universidade FUMEC

ISSN 1676-9627 (Impressa)
ISSN 2316-9605 (On-line)
Universidade FUMEC
Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.