Práxis pedagógica: um desafio cotidiano

Autores

  • Anna Maria Salgueiro Caldeira Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
  • Samira Zaidan Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação e do Mestrado Profissional Promestre, da FaE/UFMG.

Palavras-chave:

Formação de professores. Perspectiva histórico-crítica. Prática pedagógica. Relação teoria-prática. Práxis pedagógica.

Resumo

Neste artigo, trata-se dos diferentes significados atribuídos à teoria, à prática e à práxis nas perspectivas positivista, fenomenológica e histórico-crítica. Em cada uma delas abordam-se a concepção de realidade e o significado da relação teoria-prática e de prática pedagógica. Detendo-se na perspectiva histórico-crítica, foca-se a prática pedagógica como uma prática social complexa, construída no cotidiano da sala de aula e mediada pela relação professor-aluno-conhecimento. Isso possibilita ao professor refletir sobre a dimensão crítica de sua atividade, mas não define finalidades que antecipam idealmente sua transformação. Portanto, não pode ser identificada com a práxis, uma vez que esta se trata de uma atividade material que responde à finalidade de transformar a realidade.

Biografia do Autor

Samira Zaidan, Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação e do Mestrado Profissional Promestre, da FaE/UFMG.

Doutora em Educação pela FaE/UFMG. Membro do Prodoc.

Downloads

Edição

Seção

Artigos