Nas trilhas da aventura pedagógica de educar com e para o social

Autores

  • Natalino Neves da Silva

Palavras-chave:

Educação social. ONGs. O trabalho socioeducativo.

Resumo

O propósito inicial com este texto é compartilhar algumas das experiências pessoais e profissionais adquiridas na minha inserção profissional como coordenador pedagógico e educador social no Núcleo de Arte e Cultura (NAC), que se situa no contexto de ações educativas realizadas por organizações não governamentais e desenvolve um trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes no contraturno escolar. A ação educativa do educador social que se desenvolve em torno do saber, fazer e refletir no contexto do trabalho socioeducativo, realizado com crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, foi a dimensão educativa que busco aqui refletir. Tendo em vista a relação educativa estabelecida entre educador e educando quanto à certeza de que se ampliaram não somente a visão de mundo dos educandos, como também a nossa, espero que em torno da complexa dinâmica espaço/tempo/social que a concretização da proposta de educar para a cidadania crítica, solidária, diversa, participativa e ética tenha sido significativa para todos como foi para mim.

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