DUPLA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL (ENDÓGENOEMANCIPATÓRIO)

Autores

  • Vicente Fideles de Ávila

Palavras-chave:

Desenvolvimento local. Educação. Inclusão social. Solidariedade.

Resumo

A principal finalidade com este artigo é esclarecer sobre a dupla e indissociável relação entre Educação e Desenvolvimento Local (DL) endógeno-emancipatório, ou seja, se a Educação propicia condições culturais e procedimentais para a ativação do DL, e, também, se a implementação do DL constitui exercitação geradora da melhoria qualitativo-quantitativa da Educação (Comunitária e Escolar), em termos tanto da formação e exercitação da cidadania quanto da aprendizagem propriamente dita, segundo o art. 22 da LDBEN n. 9.394/96. Todavia, como o entendimento de DL é muito menos difundido que o de Educação, os sete primeiros itens sequenciais versam sobre a recente história do DL, as três maneiras mundiais de concepção do DL, QUE-NÃO-É-DL e de fato QUE-É-DL, sendo retomadas as ponderações à referida dupla relação nos dois últimos itens, com a enfática nota conclusiva de que, quanto às abordagens focadas, “se utopia, uma boa utopia”.

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