A relação teoria e prática na formação inicial de professores para a educação infantil

Autores

  • Cátia de Oliveira Andrade

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação Infantil. Estágio. Relação teoria e prática. Interdisciplinaridade.

Resumo

Neste artigo, são apresentados e analisados os frutos do trabalho desenvolvido no Curso de Magistério: Educação Infantil, de nível médio, realizado em Betim, no período de agosto de 2005 a junho de 2009. As experiências aqui relatadas têm como base a área da Prática de Formação do Projeto Pedagógico do referido curso. Nas reflexões apresentadas neste texto, procura-se estabelecer uma relação entre o proposto e o implementado na prática de ensino desse curso de formação inicial de professores que atuavam nas instituições de Educação Infantil, buscando compreender o papel do processo de articulação entre a teoria e a prática pedagógica cotidiana na capacitação de docentes. Nesse sentido, foram tomadas como referência as ideias de Fávero (2002), sobre a articulação teoria e prática; as contribuições de Tardif (1999), sobre os saberes provenientes da história profissional dos docentes; de Ludke, a respeito da importância da pesquisa no trabalho do professor; e de Santomé (1998), sobre o trabalho interdisciplinar. Para realizar essa reflexão, foram abordados o contexto do Curso de Magistério: Educação Infantil e o caráter articulador e reflexivo da prática de formação, a qual envolveu os aspectos práticos do trabalho realizado, incluindo a Prática de Ensino Orientada, o Estágio Supervisionado e o Aproveitamento da Experiência Docente. O curso resultou em aprendizagens significativas para os alunos e na melhoria da qualidade do atendimento às crianças nas instituições de Educação Infantil do município. Os métodos e estratégias criados durante seu desenvolvimento e aqui relatados poderão contribuir para a reflexão a respeito da formação de professores.

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Publicado

30/06/11

Edição

Seção

Artigos