A necessária articulação entre orientação e supervisão no estágio curricular

Autores

  • Samira Zaidan Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG). PRODOC – Grupo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente.

Palavras-chave:

Educação matemática. Licenciatura. Estágio. Prática pedagógica.

Resumo

Apresentamos, neste trabalho, algumas possibilidades de orientação e organização do estágio na formação do professor de Matemática tomando como base a ideia de “reflexão sobre a própria prática” (PONTE, 2002) como arcabouço essencial para que o licenciando tenha experiência de interpretação da realidade, de percepção de conflitos cotidianos, em busca de enriquecimento da prática pedagógica e de organização profissional. Em cada proposta de organização apresentada, desenvolvida ao longo dos últimos anos, observamos a importância da ação de orientação compartilhada com o professor supervisor da educação básica e com os próprios licenciandos. Destacamos a organização de grupos de estudantes por escolas articuladas previamente como a perspectiva que melhor se adapta aos objetivos do estágio na formação inicial docente.

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Publicado

30/06/11

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Artigos