Da sala de aula à sala de ensaio: a formação do professor colaborativo

Autores

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro. Teatro na educação. Formação de professores.

Resumo

Neste artigo, reflete-se sobre a prática da criação teatral na formação acadêmicoprofissional do professor de Teatro, quando inserido na graduação. Propõe-se, portanto, a experimentação teórico-prática das três funções: atuação, direção e dramaturgia na criação e no modo de produção de cenas teatrais apresentadas para crianças da educação infantil. Para tanto, foram destacadas três fases para essa investigação: 1) elaboração de um discurso teatral autônomo que diz respeito aos criadores; 2) exercício de direção de cenas, dramaturgia e atuação; 3) trabalho pedagógico de planejamento, execução e avaliação de experimentos com espectadores. Entende-se que se o professor de teatro na escola de ensino básico lida com a dimensão criativa dos seus educandos, questionando, muitas vezes, a dicotomia processo x produto, na hipótese proposta parte-se da necessidade de esse professor ter fundamentado em sua formação o eixo da aprendizagem teatral, adquirindo e experienciando habilidades e competências nessas áreas mediante a investigação de saberes do cotidiano.

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