O que a criança desenha quando desenha casa?
Palavras-chave:
Desenho infantil. Infância. Educação infantil.Resumo
Neste artigo, propõe-se uma revisão das abordagens atribuídas ao desenho infantil produzido na escola. As práticas escolares observadas ao longo dos anos reduzem a significação do desenho das crianças, tornando-as invisíveis na maneira de ser e estar no mundo. Nesse sentido, é necessário buscar outros parâmetros teóricos que revelem novas possibilidades de perceber a criança, por meio do desenho produzido na escola. Reflexões recentes, vindas da Arte-Educação, da Psicologia Sócio-Histórica, da Sociologia da Infância e Educação ressignificam o grafismo infantil, tomando-o um registro elaborado por sujeitos socioculturais, históricos e autores. E, como uma elaboração singular, esse grafismo necessita ser investigado quanto aos contextos de produção, corporeidade, autoria e interatividade.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.