Da interdisciplinaridade à interterritorialidade: caminhos ainda incertos

Autores

  • Ana Mae Barbosa

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Interterritorialidade. Transdisciplinaridade. Ensino de Arte.

Resumo

Neste artigo, faz-se uma crítica ao entendimento simplista de que trabalhar interdisciplinarmente é traduzir os princípios de uma área de conhecimento para outra. Na verdade, tal interdisciplinaridade pode acontecer de diversas maneiras e são muitos os fatores que concorrem para a efetivação de um projeto interdisciplinar. Discute-se o fato de que a interdisciplinaridade não é ideal para abarcar a diversidade cultural que rodeia a escola e a educação, propondo-se, então, a transdisciplinaridade como resposta mais revolucionária. Ao final da discussão, ambos os conceitos recebem críticas, propondo-se o conceito de interterritorialidade, por ser considerado mais adequado, uma vez que nele está implícita a recusa da divisão do saber em disciplinas e a síntese cultural é mais ampla e mais abrangente que os conceitos anteriores.

Downloads

Edição

Seção

Artigos