Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia

Alessandra Latalisa de Sá

Resumo


Há tempos venho me aproximando e me apropriando da abordagem educacional desenvolvida nos centros de infância e pré-escolas de Reggio Emilia por meio de leituras, debates, trocas de relatos, experiências e imagens. Mas nada se compara com a possibilidade de ir à Reggio Emilia e ver de perto as escolas de lá, a arquitetura, o ambiente, a documentação, as interações, a movimentação dos educadores, a coerência, a estética e a beleza deste trabalho. Neste artigo, apresento parte dessa vivência, apoiando-me nas anotações das palestras, nas observações e nas imagens registradas nessa viagem, bem como os estudos realizados sobre a abordagem educacional de lá. Inicialmente, faço breve apresentação geográfica e histórica da região de Reggio Emilia e a contextualização da origem de suas escolas; em seguida, apresento o percurso dessas escolas e a organização no atendimento às crianças; posteriormente, caracterizo alguns pontos principais da abordagem educacional de Reggio Emilia; e, por fim, exponho alguns dos aspectos observados nas visitas guiadas à Scuola Nido Salvador Allende e à Scuola Dell’infanzia Comunale Paulo Freire.

Palavras-chave


Abordagem educacional. Criança. Educação Infantil. Infância. Linguagens. Projetos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Paidéia

Revisão: Profª Silvia Fiuza
Projeto Gráfico e Capa: D'Lourenço Studio Gráfico
Diagramação: Tecnologia da Informação - Universidade FUMEC
Normalização: Biblioteca Universitária - Universidade FUMEC

ISSN 1676-9627 (Impressa)
ISSN 2316-9605 (On-line)
Universidade FUMEC
Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.