Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Paidéia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Paidéia, revista científica semestral, tem por finalidade publicar artigos, relatos de experiência e resenhas relacionadas à temática da Educação em suas múltiplas interfaces e relações, enfatizando ensino, pesquisa, extensão e atuação profissional.

Não serão aceitas colaborações que já tenham sido publicadas em outros periódicos nacionais ou regionais. Solicita-se ainda que os autores não encaminhem simultaneamente textos a este e a outros periódicos.

Os artigos originais devem ser encaminhados para paideia@paideia.fumec.br.

Estes devem ser entregues em documento de Word (2013) ou compatível,

Normas de formatação do texto e de seus elementos integrantes:

  • O artigo deve ser digitado com no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte )páginas;
  • O artigo deve conter Título: subtítulo (houver); Autor(es); Resumo; Introdução; Desenvolvimento; Considerações finais; Referências. (NBR 6022/2018): ;
  • O Título do artigo deve ser separado do subtítulo (se houver) por dois pontos;
  • A extensão do resumo deve variar de 100 a 250 palavras, ao final deve apresentar as “Palavras-chave:” no mínimo 3 e no máximo 5.(NBR 6028/2003);
  • Os títulos das seções devem seguir a ordenação progressiva e numerados em algarismos arábicos;
  • O corpo do texto deve ser redigido com letra tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, Times New Roman. Apenas as citações diretas com mais de 4 linhas devem ser destacadas do texto com um recuo de 4cm da margem esquerda e letra tamanho 10;
  • As citações diretas com menos de 4 linhas são identificadas no texto por aspas duplas,  e,  entre parênteses o sobrenome do autor separado por virgula do ano e mais uma vírgula da página que foi extraída - Exemplo: (NICHOLS, 1993, p. 181). Ou quando se coloca o sobrenome do autor fora do parênteses podem vir desta forma - Exemplo: Segundo Rónai (2012, p. 21). Nas citações indiretas estas devem conter entre parênteses o sobrenome do autor separado por vírgula do ano Exemplo: (NICHOLS, 1993). E quando se coloca o sobrenome do autor fora do parênteses podem vir desta forma - Exemplo: Rónai (2012). (NBR 10520/2002, Sistema autor-data).
  • É obrigatório que as referências no final do texto sejam organizadas em ordem alfabética, de acordo com o padrão da NBR 6023/2018.
  • As figuras, tabelas, quadros ou qualquer tipo de ilustração devem ser inseridos o mais próximo da sua chamada no texto com sua palavra designativa (Tabela, Quadro, Figura...) e o seu número de ordem seguida de travessão e seu título, logo após a figura informar a fonte consultada. (NBR 6022/2018).
  • Caso seja necessário inserir notas de roda pé no texto estas devem formatadas em Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento simples entre linhas, com numeração progressiva, em algarismos arábicos, de forma a ser identificada no texto.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. para trabalhos de mais de uma autoria, dever-se-á informar a ordem de apresentação dos articulistas e enviar as declarações individuais autorizando a publicação;
  2. os originais devem ter no mínimo 15(quinze) e no máximo de 20 (vinte) laudas, em espaço duplo e fonte em tamanho 12. O arquivo deve estar gravado com extensão Rich Text Format (RTF) ou passível de utilização por um processador de texto compatível com PC;
  3. ao artigo deve ser anexada uma ficha contendo endereço, telefones, endereço eletrônico, filiação institucional e um currículo abreviado do autor;
  4. a organização do artigo deve conter elementos pré-textuais (título, identificação dos autores, resumo e palavras-chave) que não deverão ultrapassar a primeira página. A partir da segunda página, sugere-se estruturar o texto nas seções: introdução, revisão bibliográfica ou fundamentação teórica, metodologia, análise e interpretação dos dados, conclusões ou considerações finais.
  5. na organização da resenha, deve-se considerar: título, referência bibliográfica da obra, texto dissertativo contendo síntese da obra e avaliação crítica argumentativa fundamentada em pesquisas bibliográficas e posicionamento final quanto ao artigo em si.
  6. as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) devem ser consideradas integralmente na apresentação do artigo a ser encaminhado para a avaliação da Comissão Editorial do periódico Paideia. Destarte, sugere-se consultar: NBR 6022; NBR 10520; NBR 12256; NBR 5892; NBR 6028 e 6024.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.