O DEBATE DA PRIVATIZAÇÃO DA JURISDIÇÃO E A ARBITRAGEM TRIBUTÁRIA NO BRASIL: UMA EVOLUÇÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Saulo Gonçalves Santos Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Rômulo Guilherme Leitão Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v14i2.6927

Palavras-chave:

Arbitragem. Direito Tributário. Possibilidade.

Resumo

Estuda-se a modernização dos métodos de resolução de conflitos, no sentido da privatização e da flexibilização do monopólio estatal da jurisdição, voltada ao âmbito tributário. O tema é atual e relevante por decorrer das execuções fiscais parte do congestionamento atual do Judiciário e por tramitar o Projeto de Lei Complementar n. 469/09 no Congresso Nacional. Elaborou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, de livros, artigos e da jurisprudência. Explica-se a complementaridade da mediação e da conciliação em relação aos litígios mais simples e da arbitragem em relação aos mais complexos, marcados pelo tecnicismo exigido para a área do conhecimento tratada. Aponta-se que os mecanismos alternativos complementam o sistema estatal e não o substitui, com a finalidade de implantar um sistema multiportas de solução de demandas. Aborda-se a Convenção Modelo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a tributação do rendimento e do capital, bem como a sua arbitragem tributária internacional prevista. Explora-se o caso de Portugal sobre arbitragem tributária, o seu marco legal e as suas peculiaridades. Por fim, são analisadas a possibilidade da instituição do juízo arbitral tributário no Brasil, suas limitações jurídicas e a necessidade da edição de lei complementar para as modificações. Conclui-se pela possibilidade da implantação da arbitragem tributária no Brasil.

Biografia do Autor

Saulo Gonçalves Santos, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestrando em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Especialista em Direito Tributário pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Professor de Direito Tributário II da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UEVA). Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Rômulo Guilherme Leitão, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, com doutorado-sanduíche na Boston University, Massachusetts (EUA). Docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) e Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza. Procurador municipal da Prefeitura de Fortaleza.

Downloads

Publicado

19/03/20