O PROCESSO INFORMATIVO E A EXPLORAÇÃO MIDIÁTICA DO DIREITO À INFORMAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA

Autores

  • Lais Michele Brandt UNISC
  • Luiz Gonzaga Silva Adolfo UNISC

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v13i2.6466

Palavras-chave:

Mídia, Formação de opinião, Liberdade de informação e expressão, democracia informacional.

Resumo

RESUMO: O estudo expõe o resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada com base no método dedutivo e técnica de pesquisa bibliográfica sobre a o processo informativo e a exploração midiática do direito à informação, na formação da opinião pública. Em síntese, busca analisar a evolução da comunicação frente aos diferentes períodos da história, abordando aspectos referentes à influência de ideias e de opiniões que ocorrem por meio da comunicação e interação de indivíduos de camadas distintas, que por sua vez não é um fruto da contemporaneidade. Assim, o presente trabalho destina-se a responder se o processo informativo e a exploração mediática acabaram se transformando em um mecanismo de manipulação de formação de opinião? E para chegar a uma resposta pretende-se expor como os meios de comunicação lidam e distribuem as informações obtidas em face ao cenário político e cultural, no qual o país se encontra inserido. Objetiva-se, também, demonstrar que a mídia, seja, falada, escrita, televisiva ou via internet ao mesmo tempo em que é um mecanismo de persuasão e de formação de opinião, também é um instrumento com potencialidade de permitir a construção de uma nova forma de interação entre as pessoas, e ao mesmo tempo este processo informativo possibilita a liberdade de informação e a exploração midiática.  

 

Biografia do Autor

Lais Michele Brandt, UNISC

Mestranda em direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul, na linha de pesquisa Constitucionalismo Contemporâneo. Pós-Graduada em direito constitucional e em direito administrativo, ambas pela UNIVERSIDADE UNIDERP - ANHANGUERA. Integrante do grupo de pesquisa: Direitos fundamentais da sociedade da informação, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Gonzaga Silva Adolfo. Advogada OAB/RS 99.852. e-mail: laisbrandt@outlook.com.

Luiz Gonzaga Silva Adolfo, UNISC

Possui mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Tem experiência de vinte e seis (26) anos em ensino superior, com atuação e experiência docente em pesquisa, extensão, prática jurídica e pós-graduação (em nível de Especialização e Mestrado). Possui experiência em Coordenação de atividades educacionais em ensino superior. Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Universidade de Santa Cruz do Sul ? UNISC. Professor do Curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil ? ULBRA, Campus GravataÍ. Coordenador do Curso de Direito da Ulbra Gravataí. Atualmente (de 08/2017 a 12/2018) cursa pós-doutorado em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob orientação do Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet. Membro da Associação Portuguesa de Direito Intelectual ? APDI, da Associação Brasileira de Direito Autoral ? ABDA, e da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), que presidiu na gestão 2010/2012. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito da Propriedade Intelectual, Sociedade da Informação, Direitos Culturais, Direito Civil, e Teoria do Direito.

Downloads

Publicado

18/05/19