A TUTELA DE DIREITOS HUMANOS NUM CENÁRIO DE CRISE AMBIENTAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Elenise Felzke Schonardie UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
  • Ana Maria Foguesatto UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
  • Aline Michele Pedron Leves UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE D SUL - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v13i1.6022

Palavras-chave:

Crise Ambiental. Direitos Difusos. Direitos Humanos. Globalização.

Resumo

O artigo trata das complexidades do mundo globalizado frente a nova posição do Estado-nação na tutela de direitos humanos. Objetiva-se analisar as implicações da nova ordem mundial no paradigma da emergência dos desequilíbrios ecológicos a partir da sociedade globalizada, ressaltando a importância acerca do debate dos direitos humanos na contemporaneidade concomitante à modernização do mundo, como também, as interações entre o homem e a natureza no limiar dos riscos que acarretam as inúmeras crises ambientais. O texto é desenvolvido por meio do emprego do método hipotético-dedutivo, aliado a técnica de pesquisa bibliográfica. Conclui, que num cenário de riscos globais, deve-se buscar, por meio de diálogos de responsabilidade social e cooperação entre os Estados-nações, a efetivação da proteção dos bens e recursos ambientais por meio de instrumentos locais, com vistas à garantia de um futuro melhor para as populações humanas.


Biografia do Autor

Elenise Felzke Schonardie, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Doutora em Ciências Sociais, Mestre em Direito, Professora permanente do Programa de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, vinculada à linha de pesquisa “Democracia, Novos Direitos e Desenvolvimento”;  Professora do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ; Advogada. E-mail: elenise.schonardie@unijui.edu.br.

Ana Maria Foguesatto, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

Mestranda e Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Curso de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ; Graduada em Direito pela UNIJUÍ.

Aline Michele Pedron Leves, UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE D SUL - UNIJUÍ

Mestranda e Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Curso de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ; Graduada em Direito pela UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

26/12/18