ESTRATÉGIAS JURÍDICAS COMO FORMA DE REPENSAR O DIREITO: ENFOQUE NO ÂMBITO DO DIREITO EMPRESARIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v12i1.5256

Palavras-chave:

Pesquisa Acadêmica, Análise Estratégica do Direito, Direto Empresarial, SCP, Governança Corporativa.

Resumo

O artigo científico atenta-se em demonstrar a necessidade de transformação do Direito, para que este acompanhe as crescentes, dinâmicas e constantes evoluções da civilização humana e suas novas exigências. Aponta-se a busca de um pensar jurídico estratégico, com observações das práticas da Análise Estratégica do Direito, cada vez mais imprescindível no mundo atual. Terá como objetivo demonstrar formas concretas para se alcançar e utilizar as estratégias jurídicas, bem como, destacar mecanismos do Direito Empresarial que comprovam o êxito, a capacidade de inovação e de adaptação que as estratégias jurídicas proporcionam. O trabalho tem como marco teórico o estudo de análises estratégicas do Direito e é realizado por meio da metodologia teórica e da revisão bibliográfica, com análise das legislações pertinentes ao tema, bem como de doutrinas e artigos jurídicos publicados.

Biografia do Autor

Luiza Machado Farhat Benedito, Universidade FUMEC

Mestra e graduada em Direito pela Universidade FUMEC.

Pesquisadora no projeto de pesquisa: Design Instrucional e Inovação das Metodologias de Ensino Jurídico (FAPEMIG).

Advogada.

 

Área de pesquisa:

Direito; Educação; Ensino Jurídico; Metodologias de Ensino; Direito Privado;Direito Civil; Direito de Família e Sucessões; Processo Civil

Frederico de Andrade Gabrich, Universidade FUMEC

Doutor, Mestre e Especialista em Direito Comercial/Empresarial

Professor Adjunto da Universidade Fumec

Coordenador do Projeto de Pesquisa Design Instrucional e Inovação das Metodologias de Ensino Jurídico (Fapemig).

Antônio Carlos Diniz Murta, Universidade FUMEC

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1987). Especialização em Direito Comercial pela Faculdade de direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Doutorado em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Procurador do Estado lotado na Procuradoria de Tributos e Finanças de MG (PTF), órgão integrante da Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais (AGE/MG). 

Downloads

Publicado

20/11/17