ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO: propostas alternativas do decrescimento europeu e do buen vivir da américa latina

Autores

  • Marilin Soares Sperandio IMED
  • Larissa Borges Fortes IMED

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v12i1.5229

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Economia. Sustentabilidade.

Resumo

A América Latina carrega duas imagens paradoxais: continente rico em termos ambientais e, ao mesmo tempo, pobre em termos sociais. A tentativa de compatibilizar meio ambiente e desenvolvimento econômico não é uma tarefa destinada somente aos países latino-americanos, mas ao mundo todo, na medida em que as consequências dos impactos ambientais transcendem os territórios. Dessa forma, considerando as particularidades e paradoxos do referido continente, o presente trabalho procurou responder ao seguinte problema de pesquisa: diante da necessidade de desenvolvimento econômico dos países da América Latina, mostra-se possível pensar a sustentabilidade em tal continente? A partir do método de pesquisa dialético, e técnica de pesquisa documental e bibliográfica, o trabalho foi desenvolvido, em um primeiro momento, no sentido de analisar as soluções apresentadas aos desafios da Sustentabilidade diante dos anseios de desenvolvimento econômico, a partir de um olhar eurocêntrico; sendo que, em um segundo momento, procurou-se verificar as alternativas apresentadas a partir das normativas e caminhos traçados por alguns dos países integrantes da América Latina, para superação dos problemas econômicos e sociais, sem comprometer o ideal de Sustentabilidade.

Biografia do Autor

Marilin Soares Sperandio, IMED

Mestranda em Direito IMED. Bolsista CAPES/Prosup.

Larissa Borges Fortes, IMED

Advogada. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Meridional (IMED). Mestranda em Direito pela Faculdade Meridional (IMED). Bolsista CAPES-PROSUP. Passo Fundo/RS. Membro do grupo de pesquisa Ética, Cidadania e Sustentabilidade, sob orientação do Prof. Dr. Sergio Ricardo Fernandes de Aquino. Passo Fundo. RS. Brasil.

Downloads

Publicado

20/11/17