A APLICAÇÃO DA TEORIA DO DIÁLOGO DAS FONTES PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO JURÍDICA ENTRE O APLICATIVO UBER E SEUS USUÁRIOS

Autores

  • Fernanda dos Santos Rodrigues Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Nina Trícia Disconzi Rodrigues
  • Rafael Santos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v11i2.5015

Palavras-chave:

aplicativo Uber, Relação jurídica, Usuário, Diálogo das Fontes

Resumo

O presente artigo tem por finalidade observar como se dá a proteção dos usuários do aplicativo Uber em um cenário jurídico onde as atividades deste ainda não se encontram devidamente reguladas. Para tanto, começou-se de uma análise do contrato eletrônico e sua formação por meio de aplicativos para celular, para, a seguir, apresentar-se apontamentos sobre como funciona o Uber e as maiores controvérsias a seu respeito. Uma vez problematizado o vácuo regulatório em que se encontra o aplicativo, foi possível verificar a possibilidade, em um primeiro ponto, de enquadrá-lo como uma típica relação de consumo e, por meio da utilização da teoria do Diálogo das Fontes, conceber um modo aplicação em conjunto e consonância com os demais regramentos do direito privado que pudessem vir a influenciar na relação jurídica usuário-Uber. O método de abordagem dedutivo, o método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica foram os empregados no desenvolvimento da pesquisa.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Rodrigues Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estagiária bolsista da 1ª Vara da Justiça Federal, subseção de Santa Maria. Membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet (CEPEDI) e do grupo de pesquisa A Refundação da Jurisdição e a Multidimensionalidade da Sustentabilidade, ambos do Curso de Direito da UFSM. Endereço eletrônico: fernanda_1849@hotmail.com.

Nina Trícia Disconzi Rodrigues

Doutora em Direito do Estado, pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras, pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Professora do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu" - Mestrado em Direito - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta do Departamento de Direito da UFSM. Vice Líder do Grupo de Pesquisas cadastrado no CNPq denominado CEPEDI - Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet. Líder do Grupo de Pesquisa Direito Constitucional e Direito dos Animais (GPDA) Coordenadora Substituta do Curso de Direito Noturno da UFSM. Atua nas linhas de pesquisa: Direito Constitucional, Direito e Internet. Direito dos Animais. Democracia. Direitos emergentes e Sociedade em Rede. Endereço eletrônico: ninadisconzi@uol.com.br.

Rafael Santos de Oliveira

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto III do Departamento de Direitoda Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Professor do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Direito daUniversidade Federal de Santa Maria. Líder e Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet (CEPEDI).E-mail: advrso@gmail.com.

Downloads

Publicado

08/09/17