O consumo consciente e a governamentalidade neoliberal

Autores

  • Henrique Mazetti Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Consumo consciente, Governamentalidade, Discurso, Poder

Resumo

O artigo problematiza as atuais tentativas de reposicionar discursivamente o consumidor como um emergente sujeito político, soberano em suas escolhas e responsável pelas consequências de seus atos de consumo. Para isso, campanhas publicitárias, publicações impressas e o endereço eletrônico do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente são tomados como objetos de investigação. A análise é orientada pelo quadro teórico e metodológico dos estudos de governamentalidade e seu enfoque recai sobre a identificação das práticas e posturas que a instituição pretende disseminar através de seus discursos. A pesquisa questiona, assim, como o indivíduo – no papel de consumidor – é estimulado a adotar determinados padrões de conduta em sintonia com as racionalidades políticas vigentes: responsabilizando-se individualmente por questões antes divididas coletivamente sob a tutela do estado.

Biografia do Autor

Henrique Mazetti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutorando em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e professor do Departamento de Comunicação da UFV.

Referências

BARBER, Benjamin. Consumido: Como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2009.

BARNETT, Clive; CLARKE, Nick; CLOKE, Paul; MALPASS, Alice. “The elusive subjects of neo-liberalism”. Cultural Studies, v. 22, n.5, p. 624–653, 2008.

BARRY, Andrew; OSBORNE, Thomas; ROSE, Nikolas (eds.). Foucault and Political Reason. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação de pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BOURDIEU, Pierre. A distinção – crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007.

BURCHELL, Graham; GORDON, Colin; MILLER, Peter (eds.). The Foucault effect: studies in governmentality. Chicago: University of Chicago Press, 1991.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

CRUIKSHANK, Barbara. The will to empower: democratic citizens and other subjects. Ithaca, New York: Cornell University Press,1999.

DEAN, Mitchell. Governmentality: power and rule in modern society. London: Sage, 1999.

DIÁLOGOS AKATU. A gênese do consumidor consciente. São Paulo: Instituto Akatu, 2002.

DOUGLAS, Mary & ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Nobel, 1995.

FREIRE FILHO, João. Mídia, subjetividade e poder: construindo os cidadãos-consumidores do Novo Milênio. Lugar Comum, v. 25-26, p. 89-103, 2008.

FOUCAULT, Michel. “Questions of method”. In: BURCHELL, Graham; GORDON, Colin; MILLER, Peter (eds.). The Foucault effect: studies in governmentality, p. 73-86 .Chicago: University of Chicago Press, 1991.

______. “O sujeito e o poder”. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica, p. 231-249. RJ: Forense Universitária, 1995.

______. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HACKING, Ian. “How should we do the history of statistics?” In: BURCHELL, Graham; GORDON, Colin; MILLER, Peter (eds.). The Foucault effect: studies in governmentality, p. 181-196 .Chicago: University of Chicago Press, 1991.

HACKING, Ian. “The looping effects of human kinds”. In: SPERBER, D.; PREMACK, D.; PREMACK A. J. (eds.). Causal Cognition: A Multidisciplinary Debate, p. 351-394. New York: Clarendon Press, 1995.

HACKING, Ian. “Making up people”. In: Historical Ontology, p. 99-115. London: Harper University Press, 2002.

MALPASS, Alice; BARNETT, Clive; CLARKE, Nick; CLOKE, P. “Problematizing choice: Responsible consumers, sceptical citizens”. In: BEVIR, Mark; TRENTMANN, Frank (eds.). Governance, citizens and consumers: agency and resistance in contemporary politics, p. 231-256. London: Palgrave, 2007.

PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania. São Paulo, Cortez, 2005.

ROSE, Nikolas. Powers of Freedom: Reframing Political Thought. Cambrigde: Cambridge University Press, 1999.

ROSE, Nikolas; MILLER, Peter. Governing the Present: administering economic, social and personal life. Cambridge: Polity Press, 2008.

SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.

TRENTMANN, Frank. Citizenship and consumption. Journal of consumer culture; v. 7, n.2, p. 147-158, 2007.

Downloads

Publicado

25/06/12