O SENTIDO DA CIDADANIA NO JORNALISMO POPULAR TELEVISIVO: ENTRE A VISIBILIDADE E A TRADUÇÃO

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Cidadania, Jornalismo, Sensacionalismo, Visibilidade.

Resumo

A partir do estudo de programas jornalísticos televisivos populares, o objetivo do presente artigo é discutir o sentido do termo cidadania utilizado por essas produções. Esses programas evocam a proteção do cidadão como o seu mote principal e mostram como o termo cidadania está alocado em um terreno em constante disputa, cujos sentidos são imprecisos e flutuantes. A partir do questionamento de como a cidadania é evocada nestes programas é possível notar que esses sentidos se deslocam entre, de um lado, a valorização positiva da cidadania (ao incentivar uma participação ativa dos telespectadores e se articular em torno da defesa dos direitos das classes mais baixas, dando visibilidade às suas demandas) e o autoritarismo (pois articulam um mecanismo a partir do qual o outro é representado em uma relação de tradução e não de escuta). O abismo entre essas duas representações está inserida em um espaço em que os acessos aos meios simbólicos são desiguais e, portanto, não se constituem como um espaço de embate político, mas como mera encenação deste embate.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP) e professora dos cursos de Comunicação Social do Complexo Universitário FMU-FIAM-FAAM. Email: elizacasadei@yahoo.com.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6547895943001454.

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Publicado

25/06/12