ATIVISMO DE SOFÁ OU PARTICIPAÇÃO POLÍTICA? OS PROCESSOS DE POLITIZAÇÃO DO ATIVISMO POR HASHTAG

Autores

  • Maiara Garcia Orlandini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maiara Garcia Orlandini Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Politização, Feminismo, Ativismo Digital, Hashtag Feminista

Resumo

O objetivo central do trabalho é compreender como os esforços de mobilização através de hashtags podem produz processos de politização para fora das redes sociais. Por meio de análise exploratório da hashtag Chega de Fiufiu na plataforma Twitter, pretendemos compreender como a conversação gerada nessas mobilizações se conectam com as esferas privada, pública e governamental e incitam o processo de politização. A análise revela que o incentivo aos relatos de si nas hashtag serviram como ponto de partida para outros debates e interações, que ajudaram a consolidar a pauta enquanto demanda pública, se consolidando, assim enquanto ativismo digital.

Biografia do Autor

Maiara Garcia Orlandini, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais.Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Maringá (2012). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Foi professora substituta no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) nos anos de 2016 e 2017. Integra o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública. Estuda as especificidades da Comunicação Política e Ativismo Digital.

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Publicado

12/12/19