MEDIAÇÕES DAS MULHERES NAS CENAS MUSICAIS: O Coletivo Girls on X e o Riot Grrrl em Natal/RN

Autores

  • Daniel Meirinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias (PPgEM)
  • Karina Moritzen Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias (PPgEM)

Palavras-chave:

Riot Grrrl, cenas musicais, feminismo, gênero.

Resumo

Este artigo traz a experiência do coletivo e Festival Girls on X que ocorreu em Natal/RN em 2011 e 2012, reunindo grandes nomes da cena Riot Grrrlnacional como as bandas Anti-Corpos (SP) e Noskill (PB). Ao trazer uma retrospectiva da teoria feminista de Gayle Rubin (2017), é discutido o conceito de sexo/gênero cunhado pela autora para guiar a busca pelo fim da opressão às mulheres. Utilizando o termo “mulheres” de maneira estratégica, o artigo busca aplicar a teoria aqui resumida ao festival Girls on X, enfatizando sua relação com o movimento estadunidense Riot Grrrl. A metodologia passa por entrevistas qualitativascom as mulheres participantes do coletivo Girls on X, através de perguntas que tiveram como intenção recriar a atmosfera da cena musical existente na época. Para este fim, foram utilizados os conceitos de cenas musicais de William Straw (1991) e as discussões sobre silenciamento das mulheres subalternas de Gayatri Spivak (2010). 

Biografia do Autor

Daniel Meirinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias (PPgEM)

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPGEM - UFRN). Doutor em Ciências da Comunicação, especialidade Comunicação e Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) com período de intercâmbio na Goldsmiths College, University of London e na Universitat Autònoma de Barcelona - UAB. Mestre em Ciências da Comunicação, Comunicação e Artes, pela FCSH/UNL. Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco - Brasil. É pesquisador do Grupo de Pesquisa "Pragmática da Comunicação e Mídia" (Pragma/UFRN), na linha Estudos da Mídia e Práticas Sociais e do Grupo de Pesquisa "Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura" (ECOMSUL/UFRN), na linha Comunicação, Mídias e Direitos Humanos para a América Latina.

Karina Moritzen, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias (PPgEM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisando cenas musicais, gênero e pós-colonialidade. 

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Publicado

12/12/19