A cena musical de metal sob outras perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Cena Musical, Cena Musical Decolonial, Bares, Cidades Interioranas.

Resumo

Neste ensaio discutiremos alguns desdobramentos da aplicabilidade da noção de Cena Musical (STRAW, 1991; 2001; 2012) a partir da ideia de Cena do pesquisador John Irwin (1997 [1970]; 1973; 1977). Tomamos como pontapé a pesquisa desenvolvida (QUEIROZ, 2019), na qual investigamos os bares de metal/rock de cidades interioranas do Nordeste onde observamos a não adequação da epistemologia da ideia de cena, bem como, a reverberação de uma colonialidade do saber. Sendo assim, propomos ampliar o escopo teórico da noção ao incluir: 1) O conceito de Regurgitar (RUFINO, 2016), para pensarmos o intenso fluxo cultural e, 2) A inclusão da teoria decolonial para ampliar a perspectiva de análises dos diversos perfis de públicos nestes espaços e a rede por ele conectada.

Biografia do Autor

Tobias Arruda Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Tem doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi pesquisador visitante na Universidade do Porto (bolsista CAPES/FCT) em 2016/2017. Atualmente é professor do Departamento de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e integrante dos grupos de pesquisa L.A.M.A. (UFPE) e GCOM (UERN)

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Publicado

12/12/19