DO SONHO DE EMANCIPAÇÃO, QUE MOBILIZOU PESSOAS EM TODO O MUNDO, À ELEIÇÃO DOS INDIGNADOS

Autores

Palavras-chave:

Comunicação digital. Espaço público.Ciberespaço.Sociedade em redes. Indignados

Resumo

Esse trabalho procura compreender como as novas tecnologias da informação e da comunicação produziram mudanças no ser e nas suas relações interpessoais e com o Estado, como possibilitaram o surgimento dos movimentos sociais contemporâneos, se há relação entre essas novas tecnologias e a radicalização entre polos políticos que vêm dividindo países e ainda de que forma políticos considerados outsiders têm se posicionado dentro desse contexto de mudanças e usado a comunicação digital para se elegerem mandatários nacionais.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Gomes dos-Santos, Universidade Católica de Brasília - UCB

Mestre em comunicação, especialista em gestão de pessoas, especialista em revisão de textos, licenciado em letras, curso superior em administração de marketing e criação publicitária

Referências

BAITELLO JUNIOR, Norval. O olho do furacão. A cultura da imagem e a crise da visibilidade. In: MOTTA, Luiz Gonzaga; WEBER, Maria Helena; FRANÇA, Vera; PAIVA, Raquel (Orgs). Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

_____. Redes de Indignação e Esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 271 p.

GOHN, Maria da Glória. Novas Teorias dos Movimentos Sociais. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

_____. Sociedade da transparência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

_____. No Enxame. Reflexões sobre o digital. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2016.

HEIMANS, Jeremy; TIMMS, Henry. O novo poder: Como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre um passo à frente em um mundo hiperconectado. 1 ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

IRAHETA, Diego. A verdade está lá fora (da bolha). Linkedin. Disponível em:< https://www.linkedin.com/pulse/verdade-est%C3%A1-l%C3%A1-fora-da-bolha-diego-iraheta/>. Acesso em: 20 set 2019.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.LEMOS E LÉVY. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. 2 ed. São Paulo: Paulus, 2010.

MOULIN, Fabiano. Huffpostbrasil. Disponível em:< https://www.huffpostbrasil.com/2018/03/18/o-seu-cerebro-nao-e-tao-racional-quanto-parece-a-influencia-dos-vieses-cognitivos_a_23386054/>. Acesso em: 22 set 2019.

MOURA, Maurício; CORBELLINI, Juliano. A eleição disruptiva: por que Bolsonaro venceu. 1 ed.

PUIG-I-ABRIL, Eulália; ROJAS, Hernando. Espiral de silencio y autocensura política em Colombia. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/46564986_Espiral_de_silencio_y_autocensura_politica_en_Colombia >. Acesso em: 27 set 2019.

SCHARNER, Otto. Professor do MIT, Otto Scharmer discute ideias para um novo mundo”. Revista Trip. Do ego ao eco. Disponível em:< https://revistatrip.uol.com.br/trip/o-professor-do-mit-otto-scharmer-discute-ideias-para-um-novo-mundo-e-defende-o-pos-capitalismo>. Acesso em: 15 set 2019.

SERRES, Michel. Polegarzinho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

UNCTAD. Disponível em:http://unctad.org/en/Pages/Home.aspx>. Acesso em: 12 fev. 2018.

VIRILIO, Paul. A bomba informática. 1 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

ZIZEK, Slajov. O ano em que sonhamos perigosamente. São Paulo: Boitempo, 2012.

_____. A coragem da desesperança: crônicas de um ano em que agimos perigosamente. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

Downloads

Publicado

12/12/19