“LUTAR NÃO É LOUCURA”: a ação do grupo Mães Kiss em busca de memória e justiça no caso da tragédia

Autores

Palavras-chave:

Facebook, práticas de consumo, Boate Kiss, Mães Kiss, memória

Resumo

Um grupo de mães que perdeu os filhos na Tragédia da Boate Kiss se uniu para pedir justiça e memória. Como forma de resistência, elas realizam vigílias permanentes no centro de Santa Maria/RS e consomem o Facebook como dispositivo de comunicação com a sociedade. O objetivo deste artigo é analisar as práticas de consumo do Facebook pelas Mães Kiss para enfrentar as tentativas de silenciamento de suas vozes, naturalização das injustiças e esquecimento da tragédia. Este trabalho está amparado nas teorias do consumo sociocultural das plataformas digitais (MILLER et al, 2016; CAMPANELLA; BARROS, 2016; CASTRO, 2014, DOUGLAS; ISHERWOOD, 2004). É adotada uma abordagem etnográfica para internet (HINE, 2015, 2016), por meio da qual se busca uma reflexão baseada nas publicações e a percepção dessas práticas pelas próprias mães. Dentre as conclusões, se aponta o Facebook como sendo consumido de forma a criar e legitimar a presença delas nos espaços públicos físicos e virtuais e um esforço para fortalecer a luta do grupo em busca de memória em nome da justiça.

Biografia do Autor

Alice Bianchini Pavanello, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Substituta da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, no curso de graduação em Jornalismo. Mestra em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais do Poscom-UFSM. Especialista em Televisão e Convergência Digital pela Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos (2015). Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atuou como repórter e editora por sete anos na RBS TV nas cidades de Santa Rosa, Bagé e Santa Maria. 

Sandra Rúbia Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, coordenadora do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais. Doutora em Antropologia Social (UFSC), com estágio de doutorado-sanduíche no University College London (UCL), mestre em Comunicação e Informação (UFRGS). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (FURB).

Referências

ARBEX, Daniela. Todo dia a mesma noite. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

ASSMANN, Aleida. Espaços de recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

BADINTER, Elisabeth. Amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

BRITES, Jurema; FONSECA, Cláudia. As metamorfoses de um movimento social: mães de vítimas da violência no Brasil. Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. ICS. v. 48, n. 209 – out./ nov./ dez. 2013. p. 859- 877.

CAMPANELLA, Bruno; BARROS Carla (org.). Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. Rio de Janeiro: e-papers, 2016.

CASTRO, G. G. S. Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado. PragMATIZES: Revista Latino Americana de Estudos em Cultura, Rio de Janeiro, a. 4, n. 6, mar. 2014, p. 58-71.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

FREITAS, Rita de Cássia. Famílias e violência: reflexões sobre as Mães de Acari. Psicologia. USP. v. 13, n. 2. Jul. 2002, p. 69-103.

FREITAS, Joanneliese; MICHEL, Luís H. A maior dor do mundo: o luto materno em uma perspectiva fenomenológica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 2, abr./jun. 2014, p. 273-283.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HINE, Christine. Estratégias para etnografia da internet em estudos de mídia. In: CAMPANELLA, Bruno. BARROS, Carla (orgs.). Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. Rio de Janeiro: E-papers, 2016.

HINE, Christine. Ethography for the internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloommsbury, 2015.

LANIER, Jaron. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. Rio de Janeiro: Intrinseca, 2018.

MILLER, Daniel; COSTA, Elisabetta; HAYNES, Nell; MCDONALD, Tom; NICOLESCU, Razvan; SINANAN, Jolynna; SPYER, Juliano; VENKATRAMAN, Shriram. How the World Changed Social Media. London: UCL Press, 2016.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. PUC, São Paulo, n. 10, dez, 1993, p. 7-28.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PAULA, A. G. Pensar a democracia: o Movimento Feminino pela Anistia e as Mães da Praça de Maio (1977-1985). Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

PAVANELLO, Alice. Práticas de consumo das redes sociais por mães de vítimas do incêndio da Boate Kiss: a criação de experiências no cotidiano. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

PEIXOTO, Priscila. “Acorda Santa Maria”: um estudo sobre as estratégias coletivas de organização dos familiares das vítimas da Boate Kiss. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

SILVA, Carolina; BRIGNOL, Liliane. Mobilização social no Facebook: conectando solidariedade e justiça no caso da Boate Kiss. In: SILVEIRA, Ada. (Org.). Midiatização da Tragédia de Santa Maria. Santa Maria: Facos-UFSM, 2018.

SIQUEIRA, Monalisa; VÍCTORA, Ceres. O corpo no espaço público: emoções e processos reivindicatórios no contexto da “Tragédia de Santa Maria”. Revista Latinoamericana sexualidad, salud y sociedade. n. 25, abr. 2017, p.166-190.

TOMAIM, Cássio. O trauma atualizado na televisão e no cinema: entre o imediatismo do acontecimento do acontecimento jornalístico e a vontade de memória diante da “Tragédia de Santa Maria”. In: SILVEIRA, Ada (Org.). Midiatização da tragédia de Santa Maria. Santa Maria: Facos-UFSM, 2018.

VIANNA, Adriana; FARIAS, Juliana. A guerra das mães: dor e política em situações de violência institucional. Cadernos Pagu. Unicamp. n.37. jul./dez. 2011. p.79-116.

Downloads

Publicado

12/12/19