“Modern Love”: um caso de hibridização do jornalismo com a literatura

Autores

  • Christina Ferraz Musse UFJF
  • Isabella de Sousa Gonçalves UFJF

Palavras-chave:

New York Times, jornalismo, narrativa, transmidiação

Resumo

O New York Times se configura como um dos principais jornais do mundo, tendo procurado apostar na personalização, hibridização e transmidiação de conteúdo. Tais iniciativas caracterizam o seu modelo de negócio digital, responsável por fazê-lo atravessar com sucesso a crise enfrentada pelos veículos comunicacionais após a internet. Um destes conteúdos é a coluna “Modern Love”, objeto deste artigo, que traz histórias relacionadas ao amor moderno. Ela se diferencia, porque o estilo dos textos bebe de atributos literários, configurando-se, assim, como um caso de cruzamento do jornalismo com a literatura. Ademais, a coluna também inspira uma websérie e um podcast de mesmo nome. O objetivo deste artigo é o de analisar a coluna “A boyfriend too good to be true”, a partir da análise crítica da narrativa (MOTTA, 2013).

Biografia do Autor

Christina Ferraz Musse, UFJF

Possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017) É professora do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Programa de Pós Graduação em Comunicação e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória.

Isabella de Sousa Gonçalves, UFJF

Mestranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFJF na linha de pesquisa "Competência Midiática, Estética e Temporalidade". Atualmente, pesquisa sobre a temática de história da mídia, com foco na imprensa norte-americana. Tem como objeto principal o New York Times e, mais especificamente, as suas iniciativas digitais voltadas para a memória. É membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais (2017).

Referências

COSTA, Caio Túlio. Um modelo de negócio para o jornalismo digital. Disponível em: http://www.omercadodenoticias.com.br/wp-content/uploads/um-modelo-de-negocio-para-jornalismo-digital_caio_tulio_costa.pdf. Acesso em: 4 de setembro de 2018.

COSTA, Caio Túlio. 6 pillars of a revenue-generating business model for digital journalism. Disponível em: https://www.inma.org/blogs/keynote/post.cfm/6-pillars-of-a-revenue-generating-business-model-for-digital-journalism#ixzz3avNd1NIp. Acesso em: 4 de setembro de 2018.

DOMINGUEZ, Eva. 2012. “Periodismo Transmedia, ¿Nuevo o Renovado?” [Transmedia Journalism, New or Renewed?]. Revista de los Estudios de Ciencias de la Informacion e Comunicacion 13. Disponível em: http://comein.uoc.edu/divulgacio/comein/es/numero13/articles/Article-Eva-Dominguez.html. Acesso em: 28 de março de 2018.

ELI, Kellie. Print journalism may last another 10 years. Disponível em: https://www.cnbc.com/2018/02/12/print-journalism-may-last-another-10-years-new-york-times-ceo.html. Acesso em: 23 de Julho de 2018.

FECHINE, Yvana; FIGUEIRÔA, Alexandre. Transmidiação: explorações conceituais a partir da telenovela brasileira. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataforma, convergências, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulinas, 2011, p. 17-59.

GRUESKIN, Bill; SEAVE, Ava; GRAVES, Lucas. Chapter Four: The New Media. Disponível em: https://archives.cjr.org/the_business_of_digital_journalism/chapter_four_the_new_new_media.php. Acesso em: 4 de setembro de 2018.

JENKINS; GREEN, J; FORD, S. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008. (trad. Susana Alexandria).

MOTTA, Luiz Gongaza. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2013.

MOTTA, Luiz Gonzaga. A Análise Pragmática da Narrativa Jornalística. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R2419-1.pdf. Acesso em: 24 de agosto de 2018>.

NYT. 2017. Celebrating “Modern Love at 13”. Disponível em: https://www.nytco.com/press/celebrating-modern-love-at-13>. Acesso em: 21 de março de 2018.

PERNISA JÚNIOR, Carlos. Jornalismo Transmidiático ou Multimídia? Interin, vol. 10, núm. 2, julio-diciembre, 2010, pp. 1-10 Universidade Tuiuti do Paraná Curitiba, Brasil

SCHUDSON, Michael. The objectivity norm in American journalism. Sage Journals, v.2, n.2, p. 149-170. Disponível em: https://doi.org/10.1177/146488490100200201>. Acesso em: 12 de setembro de 2018.

SODRÉ, Muniz. A narração do fato: Notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2012.

TAVARES, Olga; MASCARENHAS, Alan. 2013. Jornalismo e Convergência: Possibilidades Transmidiáticas no Jornalismo Pós-massivo. [Journalism and Convergence: Transmedial Possibilities in Post Mass Journalism]. Revista Famecos 20 (1): 193–210.

TUCHMAN, Gaye. A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas. In: Jornalismo: Questões, teorias e “estórias”. Vega, 1993.

WATTÉ, Bruno. O modelo de negócios do The New York Times na era da internet: uma referência para a indústria de jornais / Bruno Henriques Watté. Belo Horizonte, 2013.

Downloads

Publicado

26/08/19