O CIBERESPAÇO COMO UMA NOVA DIMENSÃO DA ESFERA PÚBLICA: a cobertura da campanha presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza e Luis Nassif

Autores

  • Luiz Ademir Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Wanderson Antônio Nascimento Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Midia e política, ciberespaço, blogs, eleição presidencial,

Resumo

O artigo traz uma discussão sobre a interface mídia e política relacionada a uma nova dimensão do espaço público que é o ciberespaço. A análise é da cobertura jornalística sobre a disputa presidencial de 2010 nos blogs de Josias de Souza, do Portal Uol, ligado ao Grupo Folha, e de Luís Nassif, que era hospedado no Portal Ig e passou para o Portal www.brasilianas.org. Trata-se da compreensão dos meios de comunicação – no caso os veículos jornalísticos – como atores políticos que interferem na disputa eleitoral. Os dados sobre a visibilidade e o tratamento (valência positiva, negativa ou neutra) revelam a tendência dos jornalistas – Josias de Souza assume um tom crítico em relação à candidatura de Dilma Rousseff (PT) enquanto Luís Nassif posta, na maioria das vezes, mensagens favoráveis à petista e negativas em relação ao candidato José Serra (PSDB).

Biografia do Autor

Luiz Ademir Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

É professor e pesquisador do Curso de Comunicação Social - Jornalismo do Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC) da UFSJ. Atua na área de comunicação e política e teorias da comunicação.

Wanderson Antônio Nascimento, Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

É graduado em Letras, graduando em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e bolsista de iniciação científica.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1, Cap. 5, p. 353-401.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1, Cap. 5, p. 353-401.

CORREIA, João Carlos. “De que modo a noção de espaço público altera-se na rede e afeta conceptualmente o webjornalismo digital?”. In: BRASIL, André. Cultura em fluxo. Belo Horizonte: Ed. PUC-Minas, 2004.

GOMES, Wilson. As transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

GRAEFF, Antonio. Eleições 2.0: a internet e as mídias sociais no processo eleitoral. São Paulo: Publifolha, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

______. “Inteligencia colectiva: por una antropologia del ciberespacio”. Trad. Felino Martínez Álvarez. 2004. http://www.udenar.edu.co/virtual/inteligenciaColectiva.pdf. Acesso em 15 de maio de 2011.

______. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LIMA, Venício de. Mídia. Crise política e poder no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.

MANIN, Bernard. “As metamorfoses do governo representativo”. Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS), São Paulo, ano 10, n. 29, out. 1995.

NASSIF, L. 2009. “Luis Nassif online”. Blog do jornalista Luis Nassif. http://www.advivo.com.br/luisnassif. Acesso em 09/09/2010.

PALACIOS, Marcos. “Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo online: o lugar da memória”. In: MACHADO, Elias & PALACIOS, Marcos (Orgs). Modelos do Jornalismo Digital, Salvador: Editora Calandra, 2003.

PENTEADO, Claudio L C; SANTOS, Marcelo B P dos; ARAUJO, Rafael de P A.

Blogs de Política: caminhos para reflexão. In: Compolitica, 1., 2006, Salvador. http://www.fafich.ufmg.br/compolitica/anais2006/Penteado_Santos_e_Araujo_2006.pdf. Acesso em: 10/05/2011

PENTEADO, Claudio L C; SANTOS, Marcelo B P dos; ARAUJO, Rafael de P A.

Metodologia de pesquisa em blogs de política. Análise das eleições presidenciais de

e do movimento “Cansei”. Revista de Sociologia e Política, v. 17, n. 34, out. 2009,

Curitiba. http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v17n34/a12v17n34.pdf. Acesso em 15/05/2011.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Estratégias da comunicação. Questão comunicacional e formas de sociabilidade. Lisboa: Editorial Presença, 1990.

SEABRA, Roberto. “Jornalismo político: história e processo”. In SEABRA, Roberto e SOUSA, Vivaldo. (org). Jornalismo político: teoria, história e técnicas. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SILVA, Luiz Martins da. “Jornalismo e interesse público”. In SEABRA, Roberto e SOUSA, Vivaldo. (org). Jornalismo político: teoria, história e técnicas. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SOUZA, Josias de. 2009. “Bastidores do poder”. São Paulo: Folha online. http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/. Acesso em 10/09/2010

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.

TRAQUINA, Nelson. Estudos do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Editora da

Unisinos, 2001.

TUCHMAN, Gaye. “A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas”. In: TRAQUINA, Nelson (Org). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Editora Vega, 1993, p.74-90.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

Downloads

Publicado

25/06/12