Uma análise de documentários históricos sobre o centro de tortura e extermínio S21: a imagem e o visual em Régis Debray

Autores

  • Tomyo Costa Ito Universidade Federal de Minas Gerais Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - FAFICH.

Palavras-chave:

visual, imagem, Rithy Panh, cinema, TV

Resumo

Propomos a análise e a comparação de dois filmes que tratam do centro de tortura e extermínio de Toul Sleng, conhecido pelo codinome S21, que operou durante o regime do Khmer Vermelho no Camboja: Inside Pol Pot's secret prison (2002), produzido por A&E Home Video para o The History Channel, e S21, A máquina de morte do Khmer Vermelho (2002), dirigido por Rithy Panh. Partimos da premissa de uma posição contrastante entre os documentários com relação à história determinada por seus modos específicos de articulação dos componentes imagem e som. Apostamos na contribuição de Régis Debray para pensar essas diferenças a partir de suas proposições acerca da contraposição entre a imagem do cinema e o visual da TV. Para construir passagens entre os filmes e as proposições de Debray, construiremos nossa argumentação com base na análise dos recursos audiovisuais.

Referências

DEBRAY. Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.

______. Manifestos midiológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.

DETH, Sok Udom. Inside Pol Pot’s secret prison. In: Southeast Asia in the Humanities and Social Science Curricula. Phnom Penh. v. 20, n. 1, 2015.

MONDZAIN, Marie-José. A imagem pode matar? Lisboa: Editora Nova Ltda, 1ª ed., 2009.

PANH, Rithy. Sou um agrimensor de memórias. In: Catálogo da mostra O cinema de Rithy Panh. Centro Cultural Banco do Brasil, p. 63-74, 2013a.

______. A palavra filmada: para derrotar o terror. In: Catálogo da mostra O cinema de Rithy Panh. Centro Cultural Banco do Brasil, p. 75-109, 2013b.

Downloads

Publicado

27/12/17