MIDIATIZAÇÃO DO FUTEBOL E AS COMUNIDADES VIRTUAIS - Reflexões sobre processos midiáticos a partir da análise sobre a derrota do Internacional pelo Mazembe.

Autores

  • Arnaldo Oliveira Souza Junior Universidade Federal do Piauí­

Palavras-chave:

Processos midiáticos, Midiatização do futebol, circulação, comunidades virtuais esportivas.

Resumo

Este artigo discute processos midiáticos, midiatização da sociedade, especificamente processo de midiatização do futebol a partir do conceito de midiatização como prática social  a partir da concepção do autor Fausto Neto. Nesse sentido, a discussão desses conceitos é analisado sob a perspectiva de processo de midiatização do futebol, especificamente o processo de circulação da informação no blog de Paulo Vinícius Coelho no portal Espn no contexto do jogo entre o Internacional e Mazembe. Dito isso, as conclusões apresentadas permite afirmar que a midiatização produz novas processualidades, práticas sociais,  ambiências,  formas lógicas de comunicação,  linguagens, em que os sujeitos (receptores) são co-produtores da enunciação midiática.

Biografia do Autor

Arnaldo Oliveira Souza Junior, Universidade Federal do Piauí­

Prof. Doutorando em Ciência da Comunicação - Processoos midiáticos. Ministra aula no Centro de Ciência da Educação nos Departamentos de Metodos e Técnicas de Ensino e colaboro no Departamento de Comunicação Social

Downloads

Publicado

29/11/11