HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS AUDIOVISUAIS: OBSERVAÇÕES SOBRE O CINEMA E O VÍDEO EM INTERFACE COM AS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Rodrigo Bomfim Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Palavras-chave:

Audiovisual, linguagens híbridas, video, cultura digital.

Resumo

Ao longo do tempo e através da evolução do aparato tecnológico televisivo, o vídeo foi instituindo sua própria linguagem, ao invés de ser utilizado como mero veículo de cinema. Emerge na cultura contemporânea como uma forma notadamente híbrida: sons e imagens formatam matrizes expressivas e particulares que demandam olhares teóricos transversais. Nesse contexto, o presente trabalho investe na discussão sobre o caráter híbrido / experimental das linguagens audiovisuais e suas reverberações na contemporaneidade. Para isso, lança mão de uma abordagem histórico-analítica, através do diálogo com autores como: Santaella (2002 e 2007), Machado (1997 e 2005), Dubois (2004), entre outros.

Biografia do Autor

Rodrigo Bomfim Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professor do Departamento de Letras e Artes - DLA - no curso de Comunicação Social - Rádio e TV da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e doutorando do programa multidisciplinar em Cultura e Sociedade - POSCULTURA - da UFBA.

Downloads

Publicado

29/11/11