ESPAÇO PÚBLICO, COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS PARA A AGENDA POLÍTICO-INSTITUCIONAL

José Aparecido de Oliveira

Resumo


Neste artigo, aborda-se a utilização dos espaços de discussão da internet nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil, bem como são avaliadas as possibilidades e desafios desse emergente espaço público. A análise fundamentou- se na história dos meios de comunicação, comunicação política, espaço público e marketing político. O suporte histórico baseou-se nos fenômenos da Reforma Protestante e do Movimento Metodista, na Inglaterra do século XVIII. Os resultados permitem inferir que as novas tecnologias de informação (e-mails, spams, redes sociais, sites, etc.) constituem desafios para a comunicação institucional ou partidária, além de trazer novas exigências no trato com a comunicação interna e externa.

Palavras-chave


Espaço público. Marketing político. Comunicação institucional.

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Revista Mediação
ISSN 2179-9571 (on-line)
ISSN 1676-2827 (impressa)
Universidade FUMEC
Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.