LOUVADO SEJA O HELIX: TwitchPlaysPokémon, Ideologia Californiana e Mitologia Gerado por Usuários

Autores

  • Pedro Baptista Reis Nenhuma

Palavras-chave:

Twitch Plays Pokémon, Videogame, Cultura da Mídia, Mitologia

Resumo

No presente artigo buscamos apresentar uma análise de alguns dos conteúdos gerados por usuários surgidos desde o experimento social “Twitch Plays Pokémon”, uma iniciativa anônima para agenciar, através de um sistema de crowdfunding, que se completasse o jogo para Nintendo GameBoy, Pokémon Red, através da plataforma de vídeos Twitch.tv. Esses conteúdos interpelam temáticas e mitemas (Levi-Strauss, 1964 [2010]) que se relacionam à construção de uma teogonia/teologia mitológica.

Biografia do Autor

Pedro Baptista Reis, Nenhuma

Doutor em Comunicação pela PUC-RS.

Referências

BARBROOK, Richard. The Internet Revolution: from dot-com capitalism to cybernetic communism. Printvisie, 2015.

BRABHAM, Daren C. Crowdsourcing: a precise history. The MIT Press, 2013.

BOGOST, Ian. The Rhetoric of Video Games. In: SALEN, Katie (org.). Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning. The MIT Press, 2008.

COULDRY, Nick. Media, Society, World - Social Theory and Digital Media Practice. Cambridge, UK: Polity Press, 2012 (e-book versão Kindle).

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. Editora WMF Martins Fontes, 2010.

______________. Mito e Realidade. Perspectiva, 2013.

FRYE, Northrop. Anatomy of Criticism: four essays. Princeton University Press, 1990.

GARROCHO, Luís Felipe Matsya de Aruanda Ramos e JOSEPHSON, Joana Ziller de Araujo. Rastros de um Dispositivo de Jogar: Agenciamento de Agrupamentos no Experimento Social Twitch Plays Pokémon. In: Anais do VIII Simpósio ABCIBER, 2014. Disponível em: http://www.abciber.org.br/simposio2014/?trabalhos_aprovados.

LEVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido (Mitológicas v.1). Cosac Naify, 2010.

LINDSAY, Marley-Vincent. The Politics of Pokémon: socialized gaming, religious themes and the construction of communal narratives. In: Heidelberg Journal of Religion on the Internet, Volume 7, pp. 107-138, 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Perspectiva, 2009.

RICOUER, Paul. Tempo e Narrativa - Vol.1: a intriga e a narrativa histórica. Editora WMF Martins Fontes, 2010a.

_____________. Tempo e Narrativa - Vol.2: a configuração do tempo na narrativa de ficção. Editora WMF Martins Fontes, 2010b.

RÜDIGER, Francisco. Introdução às teorias da Cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo. Editora Sulina, 2007.

WHITEHEAD, Niall. Twitch Plays Pokémon. In: Revista Nouse Online, 2014. Disponível em: http://www.nouse.co.uk/2014/02/27/twitch-plays-pokemon/.

Downloads

Publicado

05/07/17