LOUVADO SEJA O HELIX: TwitchPlaysPokémon, Ideologia Californiana e Mitologia Gerado por Usuários
Palavras-chave:
Twitch Plays Pokémon, Videogame, Cultura da Mídia, MitologiaResumo
No presente artigo buscamos apresentar uma análise de alguns dos conteúdos gerados por usuários surgidos desde o experimento social “Twitch Plays Pokémon”, uma iniciativa anônima para agenciar, através de um sistema de crowdfunding, que se completasse o jogo para Nintendo GameBoy, Pokémon Red, através da plataforma de vídeos Twitch.tv. Esses conteúdos interpelam temáticas e mitemas (Levi-Strauss, 1964 [2010]) que se relacionam à construção de uma teogonia/teologia mitológica.
Referências
BARBROOK, Richard. The Internet Revolution: from dot-com capitalism to cybernetic communism. Printvisie, 2015.
BRABHAM, Daren C. Crowdsourcing: a precise history. The MIT Press, 2013.
BOGOST, Ian. The Rhetoric of Video Games. In: SALEN, Katie (org.). Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning. The MIT Press, 2008.
COULDRY, Nick. Media, Society, World - Social Theory and Digital Media Practice. Cambridge, UK: Polity Press, 2012 (e-book versão Kindle).
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. Editora WMF Martins Fontes, 2010.
______________. Mito e Realidade. Perspectiva, 2013.
FRYE, Northrop. Anatomy of Criticism: four essays. Princeton University Press, 1990.
GARROCHO, Luís Felipe Matsya de Aruanda Ramos e JOSEPHSON, Joana Ziller de Araujo. Rastros de um Dispositivo de Jogar: Agenciamento de Agrupamentos no Experimento Social Twitch Plays Pokémon. In: Anais do VIII Simpósio ABCIBER, 2014. Disponível em: http://www.abciber.org.br/simposio2014/?trabalhos_aprovados.
LEVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido (Mitológicas v.1). Cosac Naify, 2010.
LINDSAY, Marley-Vincent. The Politics of Pokémon: socialized gaming, religious themes and the construction of communal narratives. In: Heidelberg Journal of Religion on the Internet, Volume 7, pp. 107-138, 2015.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Perspectiva, 2009.
RICOUER, Paul. Tempo e Narrativa - Vol.1: a intriga e a narrativa histórica. Editora WMF Martins Fontes, 2010a.
_____________. Tempo e Narrativa - Vol.2: a configuração do tempo na narrativa de ficção. Editora WMF Martins Fontes, 2010b.
RÜDIGER, Francisco. Introdução às teorias da Cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo. Editora Sulina, 2007.
WHITEHEAD, Niall. Twitch Plays Pokémon. In: Revista Nouse Online, 2014. Disponível em: http://www.nouse.co.uk/2014/02/27/twitch-plays-pokemon/.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.