O NOVO COMPORTAMENTO DO TELESPECTADOR EM UMA TELEVISÃO EM CONSTANTE MUDANÇA: IMPACTOS, CONEXÕES SOCIAIS E CONSUMO MIDIÁTICO

Autores

  • Mozarth Dias de Almeida Miranda Universidade Estadual Paulista
  • Sérgio Arruda de Moura Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

tecnologias da informação, comunicação, produção de conteúdo, jornalismo, fluxo transmídia.

Resumo

A expansão da internet e o aparecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs – colocaram em evidência a necessidade de se pensar e, novos produtos para a televisão brasileira. Os desafios desse novo modo de fazer comunicação identificam três eixos de grande discussão nos meios acadêmico, governamental e empresarial: tecnologia; política e criação de bens simbólicos (conteúdos), abordando as normas de difusão; e uma política de normalização. O impacto no hábito e consumo do telespectador por conta das opções, que devem surgir, podem influenciar no cotidiano do telespectador. Uma mudança é o aumento das horas conectadas por dia. A velocidade da informação e a busca pela notícia teem feito o indivíduo mais dependente da rede. Os veículos se pautam por ela. E lá, os personagens estão em interação com uma rede de conexões e esse campo se retroalimenta com conteúdo (texto ou audiovisual) e intercâmbios entre os agentes colaborativos.

Referências

BARBERO, J. Martín, REY, Germán. Os exercícios do ver: Hegemonia Audiovisual e Ficção televisiva. Tradução Jacob Gorender. São Paulo: Senac, 2001.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira, BRITTOS, Valério Cruz. A Televisão Brasileira na Era Digital. São Paulo: Paulus, 2007.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GÓMEZ, Guillhermo Orozco. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. IN: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

KARAM, Francisco José Castilhos. O jornalismo na era da sociedade da informação, da convergência tecnológica e da segmentação editorial: algumas observações. A Comunicação no Mercado Digital. 1º Colóquio Brasil – Argentina de Ciências da Comunicação. HAUSSEN, Dóris Fagundes;

BRENNAND, Edna, LEMOS, Guido. Televisão Digital Interativa: reflexões, sistemas e padrões. Vinhedo: Ed. Horizonte, São Paulo: Ed. Mackenzie, 2007.

CROCOMO, Fernando. TV Digital e Produção Interativa: a comunidade manda notícias, 2007.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência: a coalisão entre os velhos e novos meios de comunicação. Tradução: Susana Alexandria - 2ª. ed – São Paulo: Aleph, 2009.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. Arte, Ciência e Tecnologia: passado, presente e desafios.In: Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios/Organização: Diana Domingues/Traduções: Giselle Seretta. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

MARTINS, Francisco Menezes. Cyberspace e os sujeitos da interatividade. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Agosto 2007.

Downloads

Publicado

12/12/16