“A penny for your thoughts”. Opinião pública, enquadramento midiático do NYT e política de audiência

Autores

  • Thiago Perez Bernardes de Moraes Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy Centro Universitário Campos de Andrade
  • Suelen Patrícia Alves Maia Perez de Moraes Centro Universitário Internacional de Curitiba

Palavras-chave:

Opinião Pública, The New York Times, Maconha, Casamento Gay, Aborto.

Resumo

A pergunta que norteia este estudo é: as publicações do The New York Times influem na opinião dos estadunidenses sobre “políticas de audiência”? A hipótese é que quanto maior for o volume de publicações no NYT anual sobre políticas de audiências, mais favorável será a opinião dos americanos frente a esta classe de temas. Para testar esta hipótese foram utilizadas séries históricas do Gallup Institute (sobre a opinião pública dos americanos) e dados gerados com o Chronicles (referente às publicações do NYT sobre maconha, casamento gay e aborto em perspectiva longitudinal). A hipótese mostrou parcial aderência visto que se constatou evidência de influência do NYT sobre a opinião dos americanos frente aos temas maconha e casamento gay. Contudo, o efeito foi inexistente quanto ao tema aborto.   

Biografia do Autor

Thiago Perez Bernardes de Moraes, Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy Centro Universitário Campos de Andrade

Doutor em psicologia social pela Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy, cientista político, professor no Centro Universitário Campos de Andrade.

Suelen Patrícia Alves Maia Perez de Moraes, Centro Universitário Internacional de Curitiba

MBA em Marketing Político e organização de campanhas eleitorais, bacharela em comunicação social com habilitação em jornalismo pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba.

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Publicado

12/12/16