Anunciação: o verdadeiro artista e as verdades místicas da arte

Autores

  • Gedley Belchior Braga Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave:

Bruce Nauman, Anunciação, arte conceitual, arte e verdade, verdade mística, filosofia, história da arte, teoria da arte, arte e linguagem, comunicação

Resumo

Resumo:

O ponto de partida é uma obra de Bruce Nauman, Window or Wall Sign, de 1967, cuja inscrição interna propõe o enunciado de que o verdadeiro artista é aquele que ajuda o mundo revelando verdades místicas. A partir disso, reflete-se sobre a impregnação religiosa das narrativas da história da arte associando a obra conceitual de Nauman a um tema cristão tradicionalmente representado desde antes do Renascimento: “A Anunciação”. O verdadeiro artista e as verdades místicas da arte são temas que merecem um resgate no contexto da discussão aqui proposta.

Biografia do Autor

Gedley Belchior Braga, Universidade Federal de São João del Rei

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas [DAUAP] da Universidade Federal de São João Del Rei, MG. Doutor em Ciência da Informação, área de concentração: Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP: 2004/2008]. Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração: Ciência da Informação e Documentação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP:2000/2003]. Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Minas Gerais [CECOR / EBA / UFMG: 1990/1992]. Graduado em Pintura (Bacharelado) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais [EBA/UFMG: 1985/1988]. Foi coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo de novembro de 1997 a novembro de 2006. Atua como artista visual multimídia.

Downloads

Publicado

01/07/16