O acesso à prática cultural: Por que os sujeitos vão ao Museu de Artes e Ofícios?

Autores

  • Thiago Lucas Martins UEMG

Palavras-chave:

Museu de Artes e Ofícios, Prática cultural, Capital cultural,

Resumo

Este artigo é fruto dos resultados de pesquisa de uma dissertação de Mestrado que teve a intenção de compreender o que motiva os sujeitos de diferentes grupos sociais a visitarem o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte – MG (MAO). Referenciados nos conceitos de capital cultural e habitus construídos por Pierre Bourdieu, e na sociologia de Bernard Lahire, sobretudo no conceito de ator plural, buscamos investigar em que medida a origem social, o nível de escolaridade, a frequência a práticas culturais e o convívio social com os amigos e/ou colegas de trabalho poderiam influenciar a realização de uma visita ao Museu de Artes e Ofícios.

Biografia do Autor

Thiago Lucas Martins, UEMG

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerias e Mestre em educaçao pela Universidade Federal de Minas Gerias. Pedagogo da Fundaçao de Ensino de Contagem - FUNEC.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, Edusp, 2008

__________. A escola conservadora: as desigualdades frente a escola e a cultura. In: BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis, Vozes, 1998, p. 39-64.

__________. Esboço de uma teoria prática. In: ORTIZ, Renato (org). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983.

__________. Os três Estados do Capital Cultural. In. BOURDIEU, P. Escritos de Educação, Petrópolis, Vozes, 2003.

_________. “Compreender” In: BOURDIEU, P (coord.) A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

_________. O Poder simbólico. Rio de Janeiro/Lisboa: Bertrand Brasil/Difel, 1989.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: EDUSP; Zouk, 2003. Faculdade de Educação, Belo Horizonte. 2014

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 5, de 8/03/2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design e dá outras providências. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/rces05_04.pdf> Acesso em 12. Mai 2015

KOPTCKE, Luciana Sepúlveda; CATEL, Pierre. Museu de Artes e Ofícios, de Belo Horizonte: afinal como nascem os museus? Revista História, Ciência, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.12., p. 323-324, 2005. Disponivél em: http://www.scielo.br/pdf/ hcsm/v12s0/15.pdf

LAHIRE, B. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002.

________. Retratos Sociológicos: Disposição e variações individuais, São Paulo, Artmed Editora, 2004.

MARTINS, Thiago L. Rodrigues. O que motiva os sujeitos de diferentes grupos sociais a visitarem o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte-MG (MAO). Dissertação de mestrado. UFMG. Agosto. 2015

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Entre o subjetivismo e o objetivismo: considerações sobre o conceito de habitus em Pierre Bourdieu. Teoria e Sociedade, Belo Horizonte, n.10, jul/dez., p. 144- 169, 2002

___________. A abordagem de Bernard Lahire e suas contribuições para a sociologia da educação.In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiania. Trabalhos apresentados...Goiânia: UFG, 2013. Disponivel em: < http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_sessoes_especiais/se_08_claudionogueira.pdf>. Acesso em 20 dez 2014

___________. Escolha racional ou disposições incorporadas: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Estudos de Sociologia, Recife, v. 18, p. 10-40, 2012

NOGUEIRA, Maria Alice. Capital Cultural. In: OLIVEIRA, D.A; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONARIO: Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação. 2010. CDROM

___________. Convertidos e Oblatos: Um exame da relação classes médias/escola na obra de Pierre Bourdieu. Revista Educação Sociedades e Culturas, Porto, n.7 Set. p 109-129, 1997.

NOGUEIRA, M. A; NOGUEIRA C. M. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, v. 78, p. 15-36, 2002.

___________. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A socialização como fato social total: notas introdutórias sobre a teoria do habitus. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 296-307, maio-ago. 2009.

Downloads

Publicado

12/12/16