Sites investigativos e o conceito de independência: instituição jornalística em favor da democracia

Autores

  • Tatiana Maria Silva Galvão Dourado Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Jornalismo, democracia, internet

Resumo

O propósito do presente artigo é apresentar um conjunto de iniciativas jornalísticas online que se classifica como investigativo e independente, de modo a pensar como ele pode renovar a prática profissional e atuar em prol do avanço democrático. Do mesmo modo, motivado pelas experiências observadas, o estudo aborda o conceito de independência no jornalismo, refletindo como tal valor pode ser sinônimo de credibilidade em modelos de negócios comerciais ou não-comerciais. Emergentes, com apenas um exemplo compatível no Brasil e outros pontuais espalhados pela América Latina e mundo, acredita-se que essas iniciativas são centrais na renovação do jornalismo, especialmente para ampliar a pluralidade informativa para além dos veículos tradicionais e estimular a democratização da comunicação a partir da internet.

Biografia do Autor

Tatiana Maria Silva Galvão Dourado, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (Póscom) da UFBA.

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso de. Um outro quarto poder: imprensa e compromisso político no Brasil. in Revista Fronteiras – estudos midiáticos, vol. 1, nº 1, dezembro de 1999.

BOBBIO, Noberto. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BRAGATTO, R. C.; NICOLÁS, M. A. A internet como objeto de estudo: balanço da literatura e uma agenda de pesquisa. In: Seminário Nacional Sociologia & Política, Curitiba, 2011.

BRAGATTO, R. C.; VEIGA, L. Democracia e internet: apontamentos para a sistematização dos estudos na área. In: Revista Compolítica, v. 1, n. 2, set-out, 2011, p. 132-163. Disponível em: .

BUCCI, Eugenio. O jornalismo como razão de ser das emissoras públicas. In: Diplomatique, 2013. Disponível em ttp://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1402

______________. O jornalismo de espírito público não pode ser "chapa-branca". In: Revista Comunicação e Educação, Ano X, n. 2, 2009.

COOK, Timothy E.. O jornalismo político. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2011, n.6, pp. 203-247. ISSN 0103-3352.

DAHL, Robert. Sobre a democracia. Brasília: Editora da UNB, 2001.

DA SILVA, Juliano; ZAVERUCHA, Jorge; FIGUEIREDO, Dalson; DA ROCHA, Enivaldo. Mais concentração de propriedade de mídia, menos democracia? Testando possibilidades de associação entre variáveis. IN: INTERCOM, volume 38, 2015, São Paulo.

DOWNIE, Leonard Jr, SHUDSON, Michael. The Reconstruction of American Journalism. In: Columbia Journalism Review, 2009.

______________. New-model journalism needs community support. 2009. Disponível em: http://goo.gl/7DZFzi

FERREIRA, G. Qual o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas? Jornalismo público e deliberação política. Revista Exedra, número temático - "Comunicação nas Organizações". Coimbra, 2011.

GOMES, Wilson. A Democracia digital e o problema da participação civil na decisão politica. Revista fronteiras: estudos midiáticos, v. 7, n. 3, p. 214-222, mês SET/DEZ, 2005.

GUERRA, J. L. Instituição e Organização Jornalística: uma distinção conceitual. IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICACAO, XXVIII, 2005, Rio de Janeiro. Anais: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, 2005.

MIGUEL, Luis Felipe. Um ponto cego nas teorias da democracia: os meios de comunicação. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. BIB, Rio de Janeiro, n.49, 2000.

SEABRA, Geraldo; SANTOS, Luciene. Princípios do jornalismo independente, 2013. Disponível em http://goo.gl/RIYf0Z

Downloads

Publicado

01/07/16