O éthos de Silvio Santos: complexidade e construção da imagem

Autores

  • Amanda Veronesi VIEIRA Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Gabriella Maria BOTIGELLI Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Vanessa Martins de ASSIS Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Conrado Moreira MENDES Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Palavras-chave:

Semiótica. Éthos. Complexidade. Interação. Silvio Santos.

Resumo

À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da semiótica de linha francesa, analisa-se, neste artigo, como se constrói o éthos do apresentador Silvio Santos (SS). Tal conceito é proveniente da retórica aristotélica e se refere à imagem do enunciador construída no e pelo discurso. Assim, para depreender esse éthos, analisa-se a imagem construída por SS na interação com o auditório pre- sente em seu programa dominical. Para tal, foram selecionados três quadros do Programa Silvio Santos e, baseando-se em conceitos como manipulação, percurso temático e figurativo, formação discursiva e ideológica, foi possível identificar elementos que convergem para a constituição de um éthos marcado pela complexidade, isto é, em que se sobrepõem os termos /sagrado/ e /profano/, corroborando a proposta deste dossiê, em que binarismos, muita vezes, não dão conta de processos culturais contemporâneos.

Biografia do Autor

Amanda Veronesi VIEIRA, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Graduada em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas.

Gabriella Maria BOTIGELLI, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Graduada em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas.

Vanessa Martins de ASSIS, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Graduada em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas.

Conrado Moreira MENDES, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2013), tendo realizado estágio doutoral de um ano na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, França (2011-2012). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma Instituição (2006). É Professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), curso de Publicidade e Propaganda, campus Poços de Caldas desde 2013, tendo sido efetivado por meio de Concurso "Processo de Seleção Externa de Docentes (Edital Nº 046/2015)", em 2015. É pesquisador do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq Estudos em Comunicação e suas Interfaces , da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e coordenador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação (NEP.Com) do curso de Publicidade e Propaganda, campus Poços de Caldas. É pesquisador do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq Semiótica: modelos teóricos e descritivos (USP), liderado pelos Profs. Drs. Luiz Augusto de Moraes Tatit e Ivã Carlos Lopes. Foi Editor-Convidado da Revista Estudos Semióticos (ISSN 1980-4016), entre 2011 e 2013, publicação semestral em meio eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva, Comunicação e Linguística Geral.

Referências

AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de éthos á analise do discurso. In: _______Imagens de si no discurso: a construção do éthos. São Paulo: Contexto, 2008, p. 9-28.

AMOSSY, Ruth. Ethos prévio e ethos discursivo: o exemplo de Romain Rolland. In: _______Imagens de si no discurso: a construção do éthos. São Paulo: Contexto, 2008, p. 145-165.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do Discurso: fundamentos semióticos. 2 Edição – São Paulo: humanitas, 2001.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2000.

FIORIN, José Luiz. O éthos do enunciador. In: _______Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2012, p.137-151.

FIORIN, José Luiz. O páthos do enunciatário. In: _______Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2012, p.153-162.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Editora Ática, 2007.

GREIMAS, A. J., COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

SOUSA, Silvia. M. Silvio Santos vem aí: programas de auditório do SBT numa perspectiva semiótica. 2009. 197f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense, UFF, Escola de Letras, Rio de Janeiro.

TEIXEIRA, Lucia. Achados e perdidos: análise semiótica de cartazes de cinema. In: LARA, G. M. P. et al. (Orgs.). Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Lucerna/Nova Fronteira, v. 1, 2008, p. 169-198.

Downloads

Publicado

01/07/16