Jornalismo e audiência na Web: o uso de ferramentas computacionais para capturar leitor

Autores

  • Luana Teixeira de Souza Cruz CEFET-MG

Palavras-chave:

jornalismo, Web Semântica, tags, Google, hipertexto

Resumo

A medição de audiência da notícia em ambiente digital sofre consequências da mudança no uso da Web, pois os produtores de conteúdo começam a lidar com ferramentas não necessariamente jornalísticas para capturar o leitor em ambientes hipermidiáticos. Esses instrumentos, diferentes dos critérios de noticiabilidade, estão ajudando os jornalistas a “ganhar” mais leitura em  matérias online. A ascensão dos instrumentos computacionais da Web Semântica - como Google Analytics e Google Trends - além da influência ferramentas de busca na Web fazem parte desse contexto. Nessa teia de significações, as tags funcionam como nós “atratores”, conforme este estudo vai mostrar no exemplo do Caso Incêndio em Santa Maria.  A Web Semântica está fornecendo estruturas e dando significado ao conteúdo das páginas da Web, criando um ambiente no qual agentes de softwares e leitores podem trabalhar de forma cooperativa. Essas tecnologias estão ajudando a entender o que se passa na cabeça do leitor e atraí-lo na rota hipertextual, pois trouxeram todo o potencial que tem origem, nada mais nada menos, que no pensamento humano.

 

Biografia do Autor

Luana Teixeira de Souza Cruz, CEFET-MG

Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Foi repórter multimídia do Estado de Minas S/A e Portal UAI. É graduada em Comunicação Social - ênfase em Gestão da Comunicação Integrada (habilitação em jornalismo) pela PUC Minas. 

Referências

ALVARENGA, Lídia, SOUZA, Renato Rocha (2004). A Web Semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 1, p. 132-141. Disponível em http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewArticle/50>. Acesso em 20 de março de 2013.

BERNERS-LEE, T., LASSILA, Ora, HENDLER, James. The semantic Web. Scientific, 2001. America. Disponível em http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=the-semantic-Web> Acesso em 15 de março de 2013.

BORGES, Rosane da Silva (2010). Espaço e design do jornalismo impresso: confluências com o jornalismo digital na Web 3.0. In: II Congresso Internacional de comunicación 3.0. Disponível em < http://campus.usal.es/~comunicacion3punto0/comunicaciones/089.pdf> Acesso em 20 de março de 2013.

CRUZ, Luana; FERREIRA, Priscila; GODINHO, Poliana, GOMES, Alba; PEIXOTO, Giuliano (2009). Discussão dos modelos teóricos de comunicação em rede e suas aplicações práticas em produtos para hipermídia: um estudo de caso do iGoogle. Disponível em < http://www.bocc.ubi.pt/pag/gomes-peixoto-cruz-pires-ferreira-discussao-dos-modelos-teoricos.pdf>. Acesso em 3 de março de 2013.

FERRARI, Poliana (2004). Jornalismo Digital. Ed. Contexto, São Paulo.

FORMAGGIO, Erick Beltrami. SEO – otimização de sites: aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática. Rio de Janeiro, Brasport, 2008.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. São Paulo, Annablume, 2008.

FRANÇA, Vera R.. Do telégrafo à rede: o trabalho dos modelos e a apreensão da comunicação. In: PRADO, José L. (Org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às Ciberculturas. São Paulo: Hacker Ed., p. 57-76, 2002

CUNHA, Jacqueline de Araújo. Web Semântica : o estado da arte. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

KELLY, Kevin (2009). The New Socialism: Global Collectivist Society Is Coming Online. Revista Wired. Disponível em http://www.wired.com/culture/culturereviews/magazine/17-06/nep_newsocialism?currentPage=all. Acesso em: 19 de março de 2013.

LANDOW, George P. Hypertext 3.0: critical theory and new media in an era of globalization. Baltimore, Parallax, 1997.

LÉVY, Pierre. Pela ciberdemocracia. IN: Moraes, de Denis (org). Por uma outra comunicação. Mídia mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2003.

____________ As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática Rio de Janeiro, Editora 34, 2004.

MOHERDAUI , Luciana. Jornalismo baseado em tags. In: RIBEIRO, Ana Elisa et al (Org.). Leitura e escrita em movimento. São Paulo: Peirópolis, p.214-228, 2010.

MORIN, Edgar. Introdução a pensamento complexo. Lisboa, Instituto Piaget, 2003.

O'REILLY. O'Reilly, T. O que é Web 2.0?, 2005. Disponível em: http://pressdelete.files.wordpress.com/2006/12/o-que-e-Web-20.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2013.

____________________ Web 2.0 Compact Definition: Trying Again. 2006. Disponível em: < http://radar.oreilly.com/2006/12/Web-20-compact-definition-tryi.html>. em: 15 de março de 2013.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

___________________ Quão interativo é o hipertexto? Da interface potencial à escrita coletiva. Fronteiras: Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v.5, n.2, p.125-142, 2003.

RECUERO, Raquel (2009). Rede Sociais na Web. Porto Alegre, Ed. Sulina.

RIBEIRO, Ana Elisa; VILLELA, Ana Maria Nápoles; NOVAIS, Ana Elisa Costa; DINIZ, Bernardo. Folheando de mentira: leitura de jornais impressos na Web. Contemporânea, 2009

RUÓTOLO, A. C. Audiência e recepção: perspectivas. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, PósCom-Umesp, 1998

SODRÉ, Muniz . O que é mesmo uma noticia?. In: XIV ENCONTRO ANUAL DA COMPÒS, p. 14. Niterói, 2005.

Downloads

Publicado

01/07/16