A RELAÇÃO DAS MEDIAÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA NO CONSUMO DO LIVRO POR ADOLESCENTES

Autores

  • FILIPE Bordinhão dos Santos Universidade Positivo e Universidade Federal de Santa Maria
  • Marina Machiavelli Centro Universitário Franciscano e Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O artigo compreende de que maneira as mediações “escola” e “família” atuam na relação de adolescentes com o consumo do livro e a leitura. Discute-se o uso e a apropriação do livro, enquanto produto midiático, através dos Estudos Culturais, sobretudo, da perspectiva das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2003) e sociocultural do consumo (CANCLINI, 2010). Realizado em Santa Maria/RS, com adolescentes de uma escola estadual, trata-se de um estudo de recepção. Metodologicamente, foram empregadas técnicas de caráter etnográfico, como observação participante, conversas informais, diário de campo, questionário e entrevistas. Percebemos a importância das mediações tanto no estímulo ao comportamento leitor, como no consumo do livro. Mesmo imersos no contexto tecnológico, a relação com o livro impresso é intensa. 

Biografia do Autor

FILIPE Bordinhão dos Santos, Universidade Positivo e Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo e Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Usos Sociais da Mídia (UFSM/CNPq).

Marina Machiavelli, Centro Universitário Franciscano e Universidade Federal de Santa Maria

Especilizanda em MBA em Mídias Digitais pelo Centro Universitário Franciscano. Aluna-especial do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Voluntária do Grupo de Pesquisa Usos Sociais da Mídia (UFSM/CNPq).

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Publicado

01/07/16