A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS

Maria Juliana Horta Soares, Antônio Augusto Moreira de Faria

Resumo


Neste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Revista Mediação
ISSN 2179-9571 (on-line)
ISSN 1676-2827 (impressa)
Universidade FUMEC
Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.