Quando se joga o Jogo dos Tronos, você vence ou morre: representações sociais e disputas pelo poder em Game of Thrones

Autores

  • Paloma Rodrigues Destro Couto Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Arte. Indústria Cultural. Representação Social. Game of Thrones

Resumo

Neste trabalho, é estabelecido, primeiro, um contraponto entre arte e produto, a partir da Escola de Frankfurt, Teoria Culturológica e Estudos Culturais. Num segundo momento, analisamos a primeira temporada da série Game of Thrones, mais especificamente a família Lannister, à luz das teorias da representação social de Erving Goffman e dos campos e poder simbólico de Pierre Bourdieu. O intuito é averiguar a presença de situações contemporâneas em um produto midiático específico, demonstrando a importância dos meios de comunicação na propagação de ideias, valores e construções identitárias, na medida em que seus conteúdos são atuais e correspondentes à realidade social.

 

Biografia do Autor

Paloma Rodrigues Destro Couto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Autor 1 - É Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

 

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

É doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFJF e do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). YU

Referências

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Publicado

29/07/15