O palco e os bastidores: marcas e marketing de produção cultural

Autores

  • Lucas Machado Campos Lopes Universidade Fumec
  • Prof. Dr. Luiz Cláudio Viera de Oliveira Universidade Fumec
  • Zélia Miranda Kilimnik Universidade Fumec

Palavras-chave:

Marketing cultural, Estratégias de marketing, Música instrumental

Resumo

Observa-se, na crítica cultural, um gap no estudo da relação entre música instrumental e marketing cultural, tema que este artigo pretende analisar. Busca-se compreender o emprego de ferramentas de promoção no setor cultural, a produção de eventos, a propaganda, a publicidade e a gestão de marcas, como parte da estratégia de marketing, de três empresas mineiras de produção cultural, para a música instrumental. Apesar da expansão desse setor, torna-se difícil a divulgação da música instrumental. Analisou-se a percepção de gestores de três empresas de produção e de quinze artistas agenciados, especializados na música instrumental. A análise do discurso dos entrevistados permitiu concluir que há subutilização das ferramentas de marketing e submissão da área cultural à lógica do mercado, favorecendo a divulgação de artistas conhecidos e dificultando a de novos.

Palavras-chave: Marketing cultural. Estratégias de marketing. Música instrumental.

Biografia do Autor

Lucas Machado Campos Lopes, Universidade Fumec

Orientando da Universidade Fumec

Prof. Dr. Luiz Cláudio Viera de Oliveira, Universidade Fumec

Professor do curso de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Fumec

Zélia Miranda Kilimnik, Universidade Fumec

Professora do curso de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Fumec

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Publicado

29/07/15