A MIDIATIZAÇÃO DA LESÃO DE NEYMAR: ESTUDO COMPARATIVO DO JORNAL NACIONAL E JORNAL DA RECORD

Autores

  • Adriana Alves Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba -UEPB
  • Samara Fernandes Jornalista, graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Palavras-chave:

Midiatização. Jornalismo Esportivo. Critérios de noticiabilidade. Cobertura jornalística.

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar e compreender a midiatização presente na cobertura jornalística realizada pelo Jornal Nacional e Jornal da Record, sobre a lesão do jogador Neymar, durante a Copa do Mundo 2014, sediada no Brasil. O estudo realizou, em primeiro nível, uma observação sistemática do acontecimento veiculado no Jornal Nacional e Jornal da Record, que versavam sobre o mesmo fato, através da Análise de Conteúdo dos telejornais de referência. O resultado da análise indica as influências tecnológicas presentes na produção e veiculação das notícias nos telejornais, assim como a mídia transformou o fato esportivo em acontecimento social.

Biografia do Autor

Adriana Alves Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba -UEPB

Professora do Departamento de Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Samara Fernandes, Jornalista, graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Jornalista, graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BORELLI, Viviane. Cobertura midiática de acontecimentos esportivos: uma breve revisão de estudos. In: Congresso Brasileiro da Comunicação, XXIV, 2001, Campo Grande, MS. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/69091043172603617173111127019307506949.pdf. Acesso em 20 out. 2014.

BRITTOS, Valério Cruz; SANTOS, Anderson David Gomes dos. Processos midiáticos do esporte: do futebol na mídia para um futebol midiatizado. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXXV, 2012, Fortaleza, CE. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-0702-1.pdf. Acesso em 25 out. 2014.

COELHO, Paulo Vinicius. Jornalismo Esportivo. 3 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

FAUSTO NETO, Antônio. Transformações do jornalismo na sociedade em vias de midiatização. In: In: FAUSTO NETO, A.; FERNANDES, J.D.C. (Orgs). Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.

SILVA, Camile Luciane da; MARCHI Júnior, Wanderley. Comunicação televisiva: reflexões e considerações sobre o telejornalismo esportivo. Revista Razón y Palabra. Vol. 14, Nº 69, 2009. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199520330049. Acesso em 03 nov. 2014.

SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da; FERNANDES, Mario Luiz. (Orgs). Critérios de noticiabilidade - problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.

SOUZA Júnior, Arnaldo Oliveira. Midiatização do futebol e as comunidades virtuais: reflexões sobre processos midiáticos a partir da análise sobre a derrota do Internacional pelo Mazembe. In: Revista Mediação. Vol. 13, Nº 13, 2011. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/531. Acesso em 10 nov. 2014.

SOUZA, Li-Chang Shuen C. S. Noticiário Esportivo no Brasil: uma resenha histórica. Disponível em: http://jornalismo.ufma.br/licristina/files/2014/01/l%C3%A2mina.pdf. Acesso em 30 out. 2014.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. “O time está dando o melhor de si” – Aspectos do esporte na programação da televisão brasileira. In: MORAES, O. J.; MARQUES, J. C. (Orgs). Esporte na idade mídia: diversão, informação e educação. São Paulo: Intercom, 2012.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo - A tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional, 2 ed. Florianópolis: Insular, 2008.

TUBINO, Manoel José Gomes; TUBINO, Fábio Mazeron; GARRIDO, Fernando Antônio Cardoso. Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2007.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editora Presença, 1987.

Downloads

Publicado

17/12/15