POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA: experiências do Pronatec em São Borja/RS

Autores

  • CRISTOVAO DOMINGOS DE ALMEIDA Universidade Federal do Pampa
  • Kairo Vinicios Queiroz de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Palavras-chave:

Comunicação, Cidadania, Estratégias de Comunicação

Resumo

O artigo tem como objeto de análise do Pronatec, e pretende revelar como as ações de comunicação do Pronatec contribuíram para a tomada de decisão do público de interesse a se inscreverem nos cursos ofertados? Para tanto, optou-se por uma abordagem crítico-reflexiva, utilizando como técnicas metodológicas entrevista em profundidade com os alunos concluintes dos cursos do Pronatec. A partir das análises realizadas, pode-se perceber que a comunicação possui relação direta com a tomada de decisão dos alunos, bem como, as pessoas que concluem os cursos têm novas oportunidades profissionais e a inserção no mercado de trabalho e também a possibilidade de desenvolvimento educacional, ampliando as possibilidades na conquista da cidadania.

Biografia do Autor

CRISTOVAO DOMINGOS DE ALMEIDA, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, mestre em Educação pela Unisinos, graduado em Relações Públicas pela PUC-Campinas e atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa.

Kairo Vinicios Queiroz de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Mestrando em Comunicação na Unisinos e graduado em Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural pela Universidade Federal do Pampa. E-mail: kairorp@gmail.com

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Publicado

29/07/15