MÍDIA E SUAS RELAÇÕES COM A VIOLÊNCIA: Relatos de casos no Jornal O Liberal

Autores

  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Francilene Soares Mourão Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Analaura Corradi Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Neusa Pressler Universidade da Amazônia (UNAMA)

Palavras-chave:

Palavras Chave, Mídia, Violência, Escola, Analise do Discurso

Resumo

O objetivo deste artigo centra-se em analisar como são produzidos os discursos de violência nas escolas públicas no jornal loca “O Liberal”. Tal trabalho tem a análise do discurso como uma referência teórico-metodológica de caráter interdisciplinar, atravessando por ele estudos sobre mídia, violência nas escolas, e como base elementar sobre o discurso as ideias de Michel Foucault. Para analisar os enunciados, utiliza-se como referencial teórico metodológico a Análise de Discurso, já que ela possibilita observar as construções históricas e ideológicas presentes em um discurso, considerando não apenas a materialidade linguística, como também sua exterioridade (condições históricas, sociais e ideológicas. A partir da abordagem do imaginário pudemos entender o caráter concreto dessas representações simbólicas, como que os heróis e vilões determinados por certas ocorrências passam a ser referências para o grupo, e como a rotina da escola sofre alterações diante àquilo que se pensa, que participa de um imaginário

Biografia do Autor

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Doutorando em Comunicação e Liguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia - UNAMA, Especialista em Comunicação Empresarial pela Faculdade da Amazônia – FAAM / Faculdade Universo - FAUNI, Graduado em Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas e Multimídia pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM

Francilene Soares Mourão, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura, Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior e Bacharel em Pedagogia – Ciência da Educação pela Universidade da Amazônia (UNAMA)  E-mail:

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Pelotas, Pelotas/RS. Pós-graduada em Teoria e Metodologia da Comunicação pela Universidade Federal do Pará, Belém/PA; e em Avaliação à Distância pela Universidade de Brasília, Brasília/DF. Mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária, Universidade Federal do Pará, Belém/PA. Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém/PA. Professora do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura na Universidade da Amazônia, Belém/PA

Neusa Pressler, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Professora Titular I do Curso de Comunicação Social e do Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia - (Unama), Doutora em Ciência Socioambiental (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/ UFPA). Ministra disciplinas: mídia, comunicação institucional e pesquisa em comunicação

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

29/07/15