Iconografia nas histórias em quadrinhos: evolução do design e do logotipo do Super-Home
Resumo
As histórias em quadrinhos são produto da indústria cultural e, como tal, exercem influência em vários níveis da vida contemporânea. Estando em nosso meio desde os primeiros anos do século XX, tais narrativas gráficas se consolidaram a ponto de desenvolver um universo cognitivo próprio, com conceitos e categorias exclusivos, a partir dos quais é possível estabele- cer amplo diálogo com o conhecimento científico. Explorando os conceitos da teoria de Erwin Panofsky, a metodologia iconológica é aplicada ao Super-Homem, o primeiro e mais famoso super-herói de todos os tempos, para identificar e analisar a evolução iconográfica de sua identidade vi- sual ao longo da trajetória de suas publicações.Downloads
Publicado
30/12/14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.