A Voz de Portugal e The Voice Brasil: um estudo de caso da participação luso-brasileira na televisão

Autores

  • Brenda Parmeggiani Universidade de Brasília e Centro de Investigação Media e Jornalismo

Palavras-chave:

participação, redes sociais, audiência, televisão

Resumo

O advento dos meios digitais levantou novas questões acerca da atividade das audiências. Assim, este artigo pretende avaliar a participação dos telespectadores portugueses e brasileiros através dos sites de redes sociais nos respectivos programas da franquia The Voice. Tomando por base os preceitos de Jürgen Habermas e outros autores importantes, questiona-se a comunicação estabelecida entre telespectadores e o programa: há participação e em que condições? Verifica-se que a participação existe, mas não em um nível ideal. O que se pretende, em suma, é contribuir para a discussão da participação das audiências em Portugal e no Brasil, e para a reflexão sobre os comportamentos de usuários que surgem em um contexto de convergência midiática.

Biografia do Autor

Brenda Parmeggiani, Universidade de Brasília e Centro de Investigação Media e Jornalismo

Jornalista formada pela PUCRS, é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, onde também é membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). Atualmente, é doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília.

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Publicado

16/12/14